Aconteceu na manhã do dia 4 de março, na Cúria Metropolitana, a reunião da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora. O encontro mensal da administração colegiada teve como principal pauta a próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP).
Conduzida por seu coordenador, Padre Geraldo Dondici Vieira, após a oração inicial, ele introduziu o debater acerca da composição do CAP e seu próximo encontro. “Estamos já organizando a próxima reunião do CAP, que será no dia 27 de abril, já com a aprovação de Dom Gil e a bênção dele, faremos naquela modalidade que foi o sínodo, diálogo no espírito. É uma modalidade bonita, de ouvir, ouvir a Deus, ouvir os irmãos e também fazer a nossa reação, então assim estamos caminhando”, comentou o sacerdote, em entrevista.
Assim ficou definido que a metodologia do CAP será a mesma adotada pelo Sínodo de Roma, onde todos podem falar e exercitam a escuta recíproca. Silêncio e oração. “Construindo juntos“, o “Diálogo no Espírito”. Sua composição será: todos os Vigários Forâneos; dois leigos de cada forania; os Vigários Episcopais e um leigo por Vicariato de cada forania; representantes de pastorais não incluídos em vicariatos; um padre e um leigo (por pastoral) e representantes de outros movimentos também não incluídos em algum vicariato (um leigo por movimento, serviço ou nova comunidade). Além disso, foi esclarecido que a representação no conselho deve durar dois anos, para que assim haja continuidade nos trabalhos.
Outros assuntos importantes foram abordados como: a reunião do clero; almoço da Caridade, agendado para dia 25 de maio; e o encontro de Coordenadores de Pastoral, que será realizado nos dias 8 a 12 de julho, em Brasília (DF), realizado pela CNBB e que contará um representante da Coordenação Sinodal de Evangelizadora de nossa arquidiocese.
“A Coordenação Sinodal de Pastoral é fruto do segundo sínodo. Estamos com muita alegria nesse trabalho. O Padre Vanderley prestou um serviço imenso ao sínodo e no início do trabalho da nossa coordenação Sinodal, mas agora ele foi transferido para a Aparecida, então nós estamos pedindo a Deus e também a Dom Gil que convide, que chama um outro religioso para compor assim a nossa coordenação”, explicou Pe. Dondici.
*Colaboração: Ana Maria Roberto
por 