O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou um guia de organização da Pastoral da Ecologia Integral. A iniciativa de uma ação pastoral permanente foi impulsionada pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Desde 2020, a Pastoral da Ecologia Integral vem se estruturando no estado de São Paulo com o apoio do Regional Sul 1 da CNBB, já alcançando mais da metade das arquidioceses e dioceses que o compõem.
Com o crescimento, a Pastoral realizou sua primeira assembleia em 2024, com o objetivo de consolidar e estruturar melhor suas ações. Como fruto desse encontro, foi elaborado o Guia de Organização, um documento que apresenta sua missão, visão, princípios, bem como suas linhas e formas de atuação.
“Desejamos que esse guia lance luzes para uma caminhada segura a todos aqueles que desejam servir a Igreja evangelizando para o cuidado com a criação por meio da Pastoral da Ecologia Integral”, afirma o arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1, Dom Moacir Silva.
O Bispo de Itapeva (SP) e Referencial da Pastoral da Ecologia Integral no Regional Sul 1, Dom Eduardo Malaspina, destaca que o guia não é apenas um documento, mas um convite a ação para que todas as dioceses possam atuar integrando fé e ecologia de forma ativa e integrativa.
No dia 20 de março, às 19h, será realizada uma live de apresentação do guia. A transmissão acontecerá por meio do canal do Regional Sul 1 da CNBB no YouTube.
Clique aqui para acessar o guia.
*Fonte: Canção Nova
por 