Neste mês de outubro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou quatro novas provisões. Duas das nomeações já ocorreram no último domingo (13), enquanto as próximas estão previstas para o dia 20 de outubro.
No último domingo, Pe. Carlos Alberto Moreira assumiu como novo pároco da Paróquia Santa Ana, em Santana do Deserto (MG). Ele passa a acumular essa função com as responsabilidades de pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pequeri (MG), e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Sarandira (Distrito de Juiz de Fora). Também neste dia, Pe. Elílio de Faria Matos Júnior retornou à Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim, Juiz de Fora, onde assumiu como vigário paroquial.
No próximo domingo (20), o Padre Jadai Leandro Anastácio Alves, que atualmente é vigário na Paróquia Santa Ana, passará ater também a missão de vigário paroquial na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pequeri (MG). A celebração será às 19h, na Igreja Matriz, localizada na Praça São Pedro, s/nº – Centro.
Sobre a nova missão, Padre Jadai comentou: “Estou com o coração feliz em dividir a missão pastoral com o estimado Pe. Carlos Alberto Moreira, tanto na Paróquia de Sant’Ana, quanto na Paróquia de São Pedro Apóstolo. Ele foi meu pároco por dez anos, foi o padre que me mostrou um direcionamento para minha vocação e me enviou ao seminário. Agora, nesse novo ciclo da minha vida, além de meu amigo, ele é meu irmão de ministério e dividimos o trabalho e a missão. Felicidade enorme também é saber que o Senhor me confia cuidar junto com Pe. Carlos de mais um pouco de Seu rebanho.”
Na mesma data, 20 de outubro, o Diácono Manoel Pedro da Silva Júnior iniciará seu serviço diaconal na Paróquia Sant’Ana, no bairro Vila Ideal, em Juiz de Fora. A apresentação será às 19h, na Igreja Matriz, situada na Rua Afonso Celso, 95.
O papel dos Vigários
A nomeação de vigários paroquiais tem um papel crucial no funcionamento da Igreja, garantindo um atendimento espiritual próximo e contínuo aos fiéis. Eles auxiliam diretamente o pároco na celebração dos sacramentos, no cuidado pastoral e na formação da comunidade.
Em entrevista, Padre Elílio destacou a importância do serviço que assumiu. “Como vigário paroquial, tenho a missão de auxiliar o pároco, cooperar com as celebrações e com o cuidado do povo de Deus. A nossa missão, como presbíteros, é pastoral e sacramental. Devemos cuidar da formação do povo, procurar as feridas, proclamar o Evangelho e administrar os sacramentos”, explicou.
Ele também expressou sua alegria pelo retorno à comunidade. “Reencontro amigos e colaboradores do passado e encontro também pessoas novas. Todos nós nos beneficiamos uns aos outros a partir da nossa boa convivência. A Paróquia Santa Rita é um lugar fervoroso, onde a fé se manifesta de forma muito profunda por meio da doação e do serviço. Me sinto muito feliz e grato por essa nova etapa”, afirmou.