Nesta terça-feira, 3 de dezembro, a Cúria Metropolitana de Juiz de Fora sediou a última reunião do ano da Província Eclesiástica, composta pelas Dioceses de Leopoldina, São João del-Rei e Juiz de Fora. O encontro reuniu os três Bispos e padres representantes das dioceses, com o objetivo de avaliar as ações realizadas em 2024 e planejar as iniciativas para 2025, que será marcado pelo Ano Jubilar da Esperança.
O Arcebispo anfitrião do encontro, Dom Gil Antônio Moreira, reforçou a centralidade do Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e a importância do tema para as ações futuras. “O Jubileu nos chama a celebrar a esperança, que não decepciona. Nesta reunião, refletimos sobre as ações pastorais realizadas, demos graças a Deus por tudo o que vivemos e traçamos metas para continuar anunciando o Evangelho com entusiasmo”, destacou.
Segundo Dom Edson Oriolo, Bispo da Diocese de Leopoldina, o momento é de grande importância para a comunhão e a missão evangelizadora. “Estamos reunidos para fazer uma avaliação do ano que se encerra, olhando experiências e expectativas das dioceses, e planejar ações para que a palavra de Deus chegue aos corações. Em plena vivência do Advento, preparamos nosso coração, a nossa manjedoura, para acolher o Deus Menino, lançando a semente do Reino de Deus com ousadia e proatividade”, refletiu.
O Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes, destacou a troca de experiências entre os participantes e o papel do Jubileu no próximo ano. “Esse momento é muito rico para a Província. A reunião nos permite partilhar e planejar as iniciativas para 2025. Interessante como tantos eventos ao longo deste ano fortaleceram nossa caminhada, como o Congresso Eucarístico de Juiz de Fora, que coroou as celebrações arquidiocesanas. Agradecemos a Deus por essa vivência da fé e pelo trabalho conjunto realizado”, pontuou.
Para além de avaliação e planejamento, a reunião encerrou o ciclo de atividades da Província com momentos de oração, reflexão e almoço de confraternização.
por 