Tradicionalmente, a Pastoral Carcerária Arquidiocesana promove a Missa dos Presos. Neste ano, a celebração ganha ainda mais significado por estar inserida no contexto do Ano Jubilar da Esperança. O Jubileu dos Presos acontecerá no dia 16 de novembro, sábado, às 10h, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
A data trará como tema o versículo do Salmo 71: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5), e coincide também com a celebração do Dia Mundial dos Pobres, que, neste ano, é iluminado pelo mesmo trecho bíblico.
Segundo o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Pe. Welington Nascimento, o momento é um gesto concreto de esperança e misericórdia, inspirado no Evangelho. “Cristo nos ensina a não ficarmos presos ao pecado ou ao delito, mas a acolher o arrependido, aquele que cumpre sua pena e busca recomeçar. Muitos esperam com fé o retorno à liberdade e à vida normal”, afirma.
A celebração, realizada desde 2016 na Catedral, completa quase uma década nesta edição e conta com o apoio de diversos agentes e paróquias, em especial o Vicariato na Caridade.
Gesto concreto de apoio à iniciativa
Para realizar esse gesto de amor e solidariedade, o Vicariato da caridade busca doações de alimentos para o almoço. Os itens necessários são: molhos, massa de tomate, azeitona, milho enlatado, temperos, batata palha e óleo.
Para aqueles que desejam ajudar, o ponto de entrega é a Paróquia de São Mateus, basta dizer que é para o Jubileu dos Presos. Qualquer quantidade é bem-vinda!
por 