No último domingo, 8 de fevereiro, o diácono transitório Everton Esmério Souza Fernandes foi oficialmente apresentado às paróquias Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG), e São Sebastião, em Senador Cortes (MG), onde passará exercer seu ministério pastoral e permanecerá após sua ordenação presbiteral, atuando como vigário paroquial.
A apresentação marcou o início do ministério diaconal de Everton junto às duas comunidades, às vésperas de sua ordenação como presbítero. Para o diácono, este é um tempo de profunda alegria e disponibilidade ao serviço da Igreja.
“Assim como na Carta de São Paulo aos Filipenses, busco responder ao chamado do Senhor, como está na carta: ‘Alegrai-vos sempre no Senhor, eu repito alegrai-vos’. Para mim, é uma nova fase na minha vida, onde inicio este ministério com um coração alegre e disposto a trabalhar para anunciar o reino de Deus aqui nestas paróquias”, afirmou.
Durante a noite do mesmo dia, em Senador Cortes, foi realizada a celebração de posse do Pe. Dione César de Oliveira Goulart como Administrador Paroquial, mantendo também sua função de Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora das Mercês. A celebração foi presidida pelo Pároco da Catedral de Juiz de Fora, Pe. João Paulo Teixeira Dias, que conduziu o rito em nome do Administrador Apostólico, Dom Gil Antônio Moreira. A partir de agora, Pe. Dione e Diácono Everton assumem o cuidado pastoral das duas paróquias de forma colegiada.
Em sua mensagem, o Pe. Dione expressou gratidão e entusiasmo pelo retorno a Senador Cortes. “Retorno após um ano e encontro uma paróquia muito bem encaminhada, com conselhos, comissões e equipes atuantes, além de leigos e leigas protagonistas da vida pastoral. Seguimos com esperança e unidade, certos de que a Igreja se fortalece quando caminhamos juntos”, disse.
O sacerdote também recordou o trabalho realizado pelo Pe. Luiz Eduardo, que esteve à frente da paróquia no último ano, destacando os avanços estruturais e pastorais, e agradeceu à Arquidiocese pela comunhão e apoio constante.
Ao acolher os novos responsáveis, Pe. João Paulo destacou a importância do momento. “O diácono inicia seu ministério em uma terra nova, onde Deus o chamou para servir com amor. Posso garantir que aqui vocês serão muito felizes, porque este povo é generoso e ama a Igreja”, afirmou.
Representantes da comunidade leiga da Paróquia São Sebastião também manifestaram sua gratidão e expectativa. “[A volta do Pe. Dione] é sinal de continuidade, agradecimento e fidelidade à missão confiada pela Igreja. O Diácono Everton também retorna a esta comunidade agora em uma nova etapa de sua vocação. Aquele que aqui esteve como seminarista, hoje volta como diácono preparando-se para, em poucos dias, receber a graça da ordenação presbiteral. Louvamos a Deus por sua perseverança, entrega e generosidade ao chamado vocacional. Testemunho vivo de que o Senhor continua a chamar e enviar trabalhadores a sua messe”, expressaram em mensagem.
A comunidade assumiu ainda o compromisso de caminhar em oração, comunhão e serviço, pedindo ao Espírito Santo que fortaleça o ministério de ambos e os configure cada vez mais a Cristo Servo e Bom Pastor.
Convite para ordenação presbiteral
Durante sua fala às comunidades, o próprio diácono transitório fez um convite especial aos fiéis para participarem de sua ordenação presbiteral.
“Convido vocês para juntos iniciarmos este ministério, que não é meu, mas é um ministério a serviço de vocês. O ministério é uma peça da Igreja, que não é minha, mas de todos nós, na qual Deus nos chama e envia. Desde já, peço que rezem por mim e eu estarei rezando por vocês”, disse.
Na ocasião, o diácono receberá o ministério sacerdotal ao lado dos diáconos Djalma Paiva de Abreu, Gabriel Silva dos Santos e Reginaldo Vicente Meireles. A celebração será no próximo dia 28 de fevereiro, às 9h, na Catedral Metropolitana.
Toda a comunidade é convidada a se unir em oração e presença, acolhendo os novos presbíteros que passam a se dedicar integralmente ao serviço do povo de Deus.