A Paróquia São Benedito, no bairro homônimo, já se prepara para celebrar a festa de seu padroeiro. As comemorações começam neste domingo, 28 de setembro, e se estendem até o dia 5 de outubro, reunindo momentos de espiritualidade e convivência fraterna.
Neste ano, a festividade ganha um significado especial, pois marca o início da preparação para o jubileu dos 500 anos de nascimento de São Benedito, que será celebrado em 2026. “São Benedito é muito importante para todos nós. Ele foi um irmão leigo humilde, cozinheiro no convento de Santa Maria de Jesus, em Palermo, mas surpreendia a todos com sua sabedoria, seus dons místicos e milagres. É um exemplo de simplicidade e santidade que inspira nossa comunidade”, destacou o Pároco, Pe. Márcio Vinícius dos Santos Delphim.
Neste ano, a festa ganha um significado ainda mais especial: a preparação para os 500 anos de nascimento de São Benedito, que será celebrado em 2026. “Nos aproximamos com muita alegria para celebrar as festividades em honra de nosso padrinho. São Benedito é muito importante para todos nós e inspira nossa comunidade com sua simplicidade, fé e santidade”, afirmou o Pároco, Pe. Márcio Vinícius dos Santos Delphim.
A Igreja Matriz está localizada na Av. Agilberto Costa, 585 – São Benedito.
Confira, abaixo, os detalhes da programação completa:
Dia 28 de setembro – Domingo
11h30 às 14h – Tradicional almoço paroquial (R$20 – arroz, tutu, salpicão e sobrecoxa)
*Adquira o cartão na secretaria paroquial ou com agentes de pastoral
Dia 1º de outubro – Quarta-feira
19h30 – Missa
Dia 2 de outubro – Quinta-feira
19h30 – Missa (presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira)
Dia 3 de outubro – Sexta-feira
18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h – Missa
Após, haverá venda de pastéis
Dia 4 de outubro – Sábado
18h30 – Missa
Após, haverá funcionamento de barraquinhas
Dia 5 de outubro – Domingo
8h – Missa, seguida de carreata pelas ruas da comunidade
15h – Tarde social com barraquinhas, espaço kids e música
São Benedito: um santo próximo do povo
Canonizado em 1807, São Benedito é especialmente venerado no Brasil, sobretudo entre os negros, cozinheiros e nutricionistas, que o têm como protetor. Pe. Márcio destacou a vida do santo e sua trajetória religiosa à vida franciscana. “Ele desempenhou diversas funções no convento, inicialmente como cozinheiro. Mesmo analfabeto, surpreendia a todos com sua sabedoria e o dom da profecia. Foi superior do convento em 1587, mas, com humildade, voltou depois para a cozinha. Viveu como irmão leigo, desprendido das glórias terrenas, mas todos reconheciam sua santidade”, relembrou.
Para o sacerdote, celebrar São Benedito é também renovar a fé e fortalecer a identidade paroquial. “Aqui em nosso bairro, ele é aquele que nos protege e nos defende desde a criação da nossa paróquia. Por isso, convidamos todos a se juntarem a nós nessa festa, para caminharmos juntos como família de fé”, expressou.