No próximo domingo, 6 de abril, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Grama, celebrará o terceiro dia da Novena de São Peregrino. A programação iniciará às 14h30 com a oração do Terço de São Peregrino, seguida da Missa, às 15h. Além da novena anual, a paróquia também celebra mensalmente a Missa de São Peregrino, sempre no primeiro domingo do mês.
A devoção a São Peregrino, reconhecido pela Igreja Católica como protetor dos enfermos de câncer, tem ganhado força na Arquidiocese de Juiz de Fora por meio da propagação do Padre Expedito de Lopes Castro, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Há mais de duas décadas, ele propaga essa tradição pelas paróquias onde atua.
A história de São Peregrino remonta à Idade Média, na cidade de Forli, na Itália. O santo, que era monge da Ordem dos Servos de Maria, foi diagnosticado com uma ferida maligna na perna, cuja única solução médica seria a amputação. Na noite anterior à cirurgia, ele se arrastou até uma pequena capela dentro do mosteiro, onde, diante de um afresco de Cristo Crucificado, entregou sua dor em oração. Em meio ao sofrimento, desmaiou e, então, teve uma visão em que Jesus descia da cruz e tocava sua perna enferma. Ao despertar, a ferida havia desaparecido, surpreendendo a equipe médica e dando início à sua fama como intercessor dos enfermos.
Padre Expedito compartilha que a devoção ao santo tem sido fonte de conforto para muitas pessoas na região. “Temos muitos testemunhos de fiéis que alcançaram a cura, pedindo a intercessão de São Peregrino. Um deles é o de minha irmã, Neuza Maria, que enfrentou um câncer agressivo, passou por cirurgias, quimioterapia e radioterapia, e, hoje, encontra-se curada, pela graça de Deus”, testemunha.
O sacerdote convida toda a comunidade para participar deste momento de oração e fortalecimento da fé. “Que a intercessão de São Peregrino traga bênçãos a todos, especialmente àqueles que enfrentam a enfermidade do câncer. Que Deus Todo-Poderoso derrame Sua graça sobre cada um de vocês”, conclui.
por 