No próximo domingo, 15 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, do Bairro São Dimas, em Juiz de Fora, comemorará seu 56º aniversário. Às 8h, será celebrada, na Igreja Matriz, a Missa solene em ação de graças pelos serviços prestados em mais de cinco décadas de história. Logo após, haverá um café compartilhado, durante o qual os participantes terão a oportunidade de confraternizar.
Ao longo do dia, acontecerá no local o Bazar Solidário. A inciativa tem o objetivo de arrecadar fundos para a pintura externa da igreja, além de outras melhorias necessárias, como a pintura interna, o reparo do forro e a implementação do projeto de combate a incêndios. O evento oferecerá roupas por um preço acessível e será uma oportunidade de a comunidade contribuir com a manutenção das instalações paroquiais.
Resgatando a trajetória da comunidade paroquial, o Administrador Paroquial, Padre Erélis Camilo de Paiva, contou que a paróquia, cuja padroeira original era Nossa Senhora de Fátima, passou a ter Nossa Senhora da Cabeça como padroeira há 45 anos. Esta mudança foi acompanhada por uma rica história de fé e devoção: de acordo com o relato de Padre Erélis, um homem, após fazer uma novena a Nossa Senhora da Cabeça e alcançar a cura de sua filha, que tinha um problema na cabeça, buscou uma imagem dessa devoção mariana no Rio de Janeiro. Este devoto encontrou acolhimento na então Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde deixou a imagem, e que posteriormente se tornaria a Paróquia Nossa Senhora da Cabeça.
Padre Erélis destacou, ainda, a devoção à padroeira. “Há muitas pessoas que alcançam graças, sobretudo de doenças na cabeça. Temos uma sala onde ficam as cabeças de cera que elas trazem. Neste ano mesmo, duas pessoas testemunharam graças alcançadas por meio da novena”, contou. Toda quinta-feira, às 19h30, acontece o novenário perpétuo em honra à Nossa Senhora da Cabeça na Igreja Matriz.
Além dela, a paróquia conta com mais três comunidades: a Igreja Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Cerâmica; a Igreja São Geraldo, localizada no Bairro Fábrica; e a Comunidade São Judas Tadeu e Nossa Senhora Rosa Mística, recém-instalada no Terminal Rodoviário Miguel Mansur.