Nesta quarta-feira (13), o Papa Francisco aceitou uma renúncia e fez três nomeações para o Brasil. Para a Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), o Santo Padre elegeu Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, transferindo-o da Diocese de Grajaú (MA). A diocese baiana estava vacante desde julho de 2023, quando Dom João Santos Cardoso foi designado para o governo pastoral da Arquidiocese de Natal (RN).
Além disso, o Papa também aceitou o pedido de renúncia do bispo prelado de São Félix do Araguaia (MT), Dom Adriano Ciocca Vasino, e nomeou o seu sucessor. O escolhido pelo Pontífice foi o padre Lucio Nicoletto, membro do clero da diocese de Roraima (RR), que receberá a ordenação episcopal.
Por fim, Francisco nomeou dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo metropolitano de Aracaju (SE), transferindo-o da sede metropolitana de Vitória da Conquista. Até esta nomeação, o governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju estava sob a responsabilidade de dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo diocesano de Propriá, nomeado pelo Papa Francisco para o ofício de administrador apostólico, logo após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João José Costa, em julho de 2023.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os bispos escolhidos pelo Papa, expressando alegria por suas nomeações, e o agora emérito Dom Adriano, manifestando gratidão pelo seu ministério episcopal e sua dedicação ao longo de 45 anos como missionário na Igreja no Brasil.
*Fonte: Site da CNBB
por 