A Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima, no bairro homônimo, acolheu no último sábado, 21 de junho, o Padre Robert César Teixeira como seu novo pároco. A cerimônia de posse foi presidida pelo Vigário Geral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e contou com a presença de fiéis, padres, seminaristas e representantes de diversas comunidades por onde o sacerdote já passou.
Além de assumir a paróquia dedicada à Virgem de Fátima, Pe. Robert também foi nomeado ecônomo do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, cargo que lhe confere a responsabilidade administrativa da casa de formação dos futuros sacerdotes.
“Construir uma comunidade de fé, esperança e amor”
Monsenhor Luiz Carlos ressaltou a alegria da nomeação e o reconhecimento ao trabalho já realizado por Pe. Robert em outras frentes. “É uma alegria muito grande ver a igreja cheia de fiéis, pessoas também das paróquias por onde ele passou, que vieram aqui celebrar a fé […] Agradecemos a Deus pelo seu sim e pedimos que, com o povo de Deus, ele possa construir aqui cada vez mais uma comunidade de fé, de esperança e de amor”, pontuou.
A importância dessa nova missão foi reforçada também pelo Reitor do Seminário, Pe. Antônio Camilo de Paiva, que destacou o perfil pastoral do pároco e a continuidade de sua contribuição na formação presbiteral. “O Pe. Robert entra nessa galeria de padres santos, de verdadeiros pastores. Em nome do seminário, quero dizer: seja bem-vindo. Agradeço também ao trabalho do Padre Jorge, que antecedeu o Padre Robert e marcou esta comunidade”, expressou.
“Caminhos se fazem juntos”
O novo pároco manifestou gratidão à paróquia anterior, São Sebastião, na Barreira do Triunfo, e reafirmou o compromisso com a nova comunidade. “Começar uma nova missão é sempre desafiador, mas ao mesmo tempo, trazemos no coração a gratidão por quem nos acolhe. Louvo a Deus por essa missão confiada e conto com cada paroquiano e devoto de Nossa Senhora de Fátima para que, juntos, façamos do Reino de Deus uma realidade no nosso meio”, afirmou.
O sacerdote, que já atua há quase três anos junto à Pastoral Universitária, refletiu sobre o papel da paróquia como casa de acolhida para os estudantes. “Estar numa paróquia universitária é significativo. Os universitários cada vez mais se dedicam à oração, a estarem juntos também, em tantos momentos, então a gente vive essa oportunidade de, nessa proximidade, também crescer. A gente sabe que ali é um grande desafio, são tantos alunos que ainda precisam ser alcançados. Deus quis começar por nós, então vamos desempenhando esse trabalho com alegria”, destacou.
Em nome das comunidades que compõem a paróquia — Nossa Senhora de Fátima, Sant’Ana e São Charbel —, os paroquianos prepararam um discurso de acolhida. “Acreditamos que desde o primeiro dia do seu sim, começou em seu coração uma gestação de amor e carinho para cada um de nós. Mesmo sem nos conhecer, nossos rostos devem ter aparecido em suas orações. Nesta celebração, está parte destes rostos desconhecidos (ainda), mas cada um com sede da Palavra de Deus e necessitado das graças derramadas pelos sacramentos para manter-se fiel aos ensinamentos de Jesus e perseverantes na construção do meio divino”, expressaram.
A homenagem também destacou o desejo de caminhar ao lado do novo pároco, sustentando-o com orações e apoio, especialmente neste Ano Santo da Esperança.
“Sozinho, nada se faz”
Em seu discurso final, Pe. Robert relembrou o lema de sua ordenação presbiteral: “‘Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele fez em meu favor?’ Esse é o lema da minha ordenação, extraído do Salmo 115, mas também é a minha oração”, disse.
O presbítero também recordou seu caminho vocacional marcado pela presença constante da Virgem de Fátima. “Sou nascido e criado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Barbosa Lage. Na minha reta final de seminário fui enviado para Santa Cruz, paróquia também dedicada à Nossa Senhora de Fátima. Pouco tempo se passou e ela vem novamente me trazendo para perto”, refletiu.
De forma descontraída, partilhou um episódio pessoal: “No meu quarto tenho uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que ganhei da comunidade de Santa Cruz. Quando essa nova missão começou a se desenhar, olhei para ela e perguntei: ‘Você está vindo me buscar de novo?’ Ela ficou em silêncio, mas Dom Gil respondeu por ela”.
A missão continua
A celebração também teve um momento especial para a apresentação do Seminarista Victor Santos, que acompanhará o Pe. Robert na nova missão. A presença das comunidades por onde o sacerdote passou foi um testemunho de afeto, parceria e gratidão. Ele destacou que “as paróquias passam, mas os laços permanecem para a eternidade. A história fica mais bonita quando são muitas mãos a escrevê-la”.
Clique aqui para conferir alguns registros da cerimônia de posse.
*Com a supervisão de Brenda Melo
por 