Neste ano, celebramos 10 anos da canonização de São José de Anchieta e 490 de seu nascimento. Além disso, recebemos recentemente a notícia de que o Beato Carlo Acutis vai se tornar um dos novos Santos da Igreja. Mas, o que, afinal, o Apóstolo da Internet e o Apóstolo do Brasil têm em comum, apesar de terem vivido em épocas diferentes?
Confira!
1 – Fé e piedade
São José de Anchieta e o Beato Carlo Acutis foram criados por famílias cristãs. Nesse sentido, não dá para negar que o ambiente familiar no qual viveram contribuiu para que a fé fosse algo presente desde quando eram crianças, por meio do serviço à Igreja, da vida de oração e dos sacramentos.
2 – Estudantes dos jesuítas
José de Anchieta e Carlo Acutis estudaram em escolas administradas pelos jesuítas: Anchieta foi aluno do Colégio de Artes, em Coimbra, Portugal, a partir dos 14 anos. Carlo Acutis, com a mesma idade, frequentou o Colégio João XXIII, em Milão, na Itália.
3 – Descoberta de enfermidade na juventude
Ambos descobriram e precisaram lidar com doenças incuráveis. São José de Anchieta sofreu com uma espécie de tuberculose óssea e, apesar de não ter falecido devido a essa enfermidade, lutou com ela no decorrer de sua vida durante 44 anos. Já o Beato Carlo Acutis recebeu o diagnóstico de uma leucemia e faleceu pouco tempo depois.
4 – Devoção à Nossa Senhora
Anchieta e Carlo eram apaixonados pela Virgem Maria e consagraram suas vidas a Ela. O Beato dizia: “A Virgem Maria é a única mulher da minha vida!”. E o Santo escreveu um “Poema à Virgem”, com quase 6 mil versos dedicados à Amada.
5 – Amor à Eucaristia
Os dois nutriam um verdadeiro amor a Jesus eucarístico e participavam diariamente da Santa Missa. São José de Anchieta dedicou poemas ao Santíssimo e Carlo ficou conhecido por sua afirmação “A Eucaristia é a minha estrada para o Céu!” e pelas exposições on-line dedicadas aos milagres eucarísticos.
6 – Serviço aos pobres e pequenos
Anchieta se dedicou ao cuidado dos enfermos, pobres e necessitados e Carlo também foi sempre atento aos mais pobres e suas necessidades.
7 – Criativos na evangelização
São José de Anchieta utilizava do teatro como forma de evangelizar e Carlo Acutis desbravou a internet. Cada um encontrou, na realidade de seu tempo e vivência, meios para anunciar o amor de Cristo.
*Fonte: Portal A12
**Com informações de CNBB