Celebrada tradicionalmente no dia 12 de agosto, Nossa Senhora da Cabeça é um título mariano de forte apelo popular, especialmente entre aqueles que pedem cura para doenças mentais, alívio das dores, proteção contra o mal e discernimento nas dificuldades. A devoção teve origem na Espanha, no século XIII, quando um pastor encontrou uma imagem da Virgem no alto de um monte — daí o nome “Cabeça”, em referência ao cume. No Brasil, a devoção se espalhou como um símbolo de acolhimento maternal e refúgio nas aflições.
Com o tema “Com o Sim de Maria, Peregrinar na Esperança”, a Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no Bairro São Dimas, em Juiz de Fora, se prepara para mais uma edição da tradicional festa em honra à sua padroeira. A programação já tem início no dia 25 de julho, com a oração do Santo Terço nas casas e comunidades. Entre os dias 3 e 11 de agosto, será realizada a novena preparatória, com Missas às 19h aos sábados e domingos e às 19h30 durante a semana.
O dia 3 de agosto, domingo, marca o início oficial das festividades na Matriz, com uma Missa às 8h, seguida da entrega de kits de pastel, das 9h às 16h – os tickets estarão à venda após as celebrações. Às 16h, os fiéis participarão de uma carreata com saída da igreja, e a programação do dia se encerra com Missa às 19h. Ao longo de toda a novena, haverá funcionamento de barraquinhas com comidas típicas, fortalecendo o caráter comunitário da festa.
O ponto alto da celebração será no dia 12 de agosto, terça-feira, com uma programação especial: Missa das Famílias às 7h, Missa dos Enfermos às 15h e a Missa Solene às 19h30, encerrando oficialmente as comemorações na paróquia.
Além desta, outra celebração em honra a Nossa Senhora da Cabeça acontece no mesmo dia 12 de agosto, às 19h, na Capela dedicada à padroeira na região rural de Pedra Negra, distrito pertencente à Paróquia Santa Ana, em Santana do Garambéu (MG). A programação contará com Missa e procissão.
Oração à Nossa Senhora da Cabeça
“Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés,
ó Mãe do Céu e Senhora nossa!
Tocai o meu coração, a fim de que deteste sempre o pecado
e ame a vida austera e cristã que exiges dos vossos devotos.
Tende piedade das minhas misérias espirituais!
E, ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também
das misérias que afligem o meu corpo
e enchem de amargura a minha vida terrena.
Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo.
Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada
por males que me perturbem a tranquilidade da vida.
Pelos merecimentos do vosso divino Filho, Jesus Cristo,
e pelo amor a que Ele consagrais,
alcançai-me a graça que agora vos peço.
(pede-se a graça que se deseja obter)
Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica.
Se quiserdes, ela será atendida.
Nossa Senhora da cabeça, rogai por nós.
Amém!”
por 