A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi palco, no dia 18 de dezembro, da abertura da Cantata “O Natal dos Anjos”, apresentada pela Orquestra Sinfônica Pró-Música em parceria com os corais Pró-Música, São Mateus e Benedictus. O evento, que se estendeu até o dia 20 com apresentações na Igreja São Mateus e no Cine-Theatro Central, proporcionou ao público momentos de espiritualidade e emoção através da música.
A celebração na Catedral foi precedida pela Santa Missa em ação de graças pelos 48 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Ele destacou a importância da data e da cantata como preparação para o Natal. “O tempo corre tão depressa. 48 anos, parece que foi há poucos dias a minha ordenação. […] A Cantata de Natal é um momento sempre esperado na nossa paróquia e na nossa cidade. É como o resumo do Advento, enchendo o nosso coração de ternura, amor e paz, esperando a celebração da noite santa do dia 25 de dezembro”, afirmou.
O Maestro Victor Cassemiro, responsável pela direção musical, explicou o conceito da apresentação, que trouxe a perspectiva do Natal pela visão dos anjos. “É um espetáculo muito bonito. O Natal é uma data que as pessoas celebram com muito amor, carinho e unidade. Esse é o objetivo que temos aqui também, juntando três corais e uma orquestra para uma noite muito especial”, disse.
Para o Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, o evento é uma oportunidade de preparação espiritual para o Natal. “Com alegria, nesta noite, preparamos o nosso coração para o Natal do Senhor. Ele está próximo de nós. […] Que seja um momento também de grande esperança, acolhendo com a música e preparando o nosso coração para o Senhor que vai chegar”, declarou.
O repertório contou com a composição de Rodger Strader, o arranjo de Bob Krogsta, a tradução de Waldenir Carvalho e adaptação de Victor Cassemiro, apresentando uma combinação de músicas clássicas e tradicionais que exaltam o significado do Natal.
por 