Monastério Santa Maria Mãe de Deus aceita encomendas de ovos de Páscoa

*Imagem ilustrativa

Com a proximidade da Páscoa, o Monastério Santa Maria Mãe de Deus está recebendo encomendas de ovos de chocolate produzidos artesanalmente pelas religiosas e colaboradores da comunidade. A iniciativa, além de celebrar o tempo pascal com um gesto de partilha e doçura, tem como objetivo auxiliar na manutenção do monastério e em suas atividades de assistência caritativa.

Segundo o responsável pelo monastério, Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN, a renda obtida com as vendas também contribuirá para ações solidárias realizadas pela comunidade.

“A finalidade é ajudar a manter o Monastério e suas atividades de assistência caritativa. Nesta Páscoa iremos fazer ovos de Páscoa para crianças pobres do entorno do Monastério e estamos preparando uma cesta para as famílias assistidas”, explica o Frei.

A produção de chocolates no Monastério começou de forma simples e marcada por sinais que a comunidade interpreta como providenciais. Em 2023, durante a realização da primeira Tarde da Pizza no Monastério, surgiu a ideia de preparar doces. Com a colaboração da Equipe 59 das Equipes de Nossa Senhora (ENS), da qual Frei Flávio é sacerdote conselheiro espiritual, foram feitos brigadeiros e cajuzinhos para a ocasião.

Pouco depois, entre doações recebidas, apareceu uma caixa contendo formas e embalagens para trufas, guardadas havia anos. O material acabou se tornando o ponto de partida para a produção das primeiras trufas do monastério, que rapidamente conquistaram o público.

Outro episódio marcante aconteceu em 2024, quando Madre Paulina, pmPN, esteve em Caicó (RN), sua terra natal, por ocasião do falecimento de seu irmão. Durante a visita, recebeu de presente uma forma para ovos de Páscoa. A recordação despertou em Irmã Cecília, pmPN, a memória do tempo em que preparava ovos de chocolate em sua cidade natal, Monte Azul (MG), para presentear os sobrinhos.

O que parecia apenas uma lembrança acabou abrindo caminho para um novo projeto. Com o sucesso das trufas, surgiu a ideia de produzir também ovos de Páscoa. A experiência foi colocada em prática na Páscoa de 2025 e superou as expectativas, com grande procura e elogios do público pela qualidade dos produtos.

Atualmente, as trufas e chocolates do monastério tornaram-se uma das principais fontes de sustento da comunidade, ajudando a custear as despesas mensais e apoiar ações solidárias.

Para Frei Flávio, iniciativas como essa também fazem parte da tradição monástica. “Os mosteiros sempre constroem em torno de si alguma tradição cultural que, muitas vezes, se traduz em produtos típicos e marcantes. Faz parte da tradição monástica desenvolver produtos que carreguem a identidade do próprio mosteiro”, explica.

Segundo o Frei, neste ano, a expectativa é repetir e ampliar o sucesso da iniciativa, levando às famílias não apenas um doce típico da Páscoa, mas também um gesto de solidariedade e comunhão.

As encomendas podem ser feitas pelo telefone (32) 98892-6776.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também