Missa marca comemoração dos 165 anos da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite da última terça-feira, 6 de agosto, centenas de pessoas participaram da Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 165 anos da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. A Missa, realizada na Igreja Senhor dos Passos, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo capelão e secretário da instituição, Padre José Leles da Silva, e por Monsenhor Miguel Falabella de Castro, membro da Irmandade Nosso Senhor dos Passos e do Conselho de Administração da Santa Casa.

Diversas autoridades civis estiveram presentes, entre elas, o prefeito Antônio Almas. Além disso, a celebração foi abrilhantada pelo Coral do Pró-Música-UFJF. Para Dom Gil, diretor ex-officio da Irmandade mantenedora da casa de saúde juiz-forana, o local vem realizando aquilo que Jesus fazia: promovendo a cura das pessoas. “Quando a Igreja funda uma associação dessas, quer prosseguir na história aquela ação de Cristo. Então, são 165 anos que a Igreja está oferecendo não só à cidade de Juiz de Fora, mas à região, à Zona da Mata, um hospital de altíssima qualidade. Esta missa tem que ser, sem nenhuma dúvida, de ação de graças, nós temos que agradecer muito a Deus tudo aquilo que acontece dentro dessa casa santa de misericórdia e que acolhe a todos, promovendo e defendendo a vida, procurando ajudar os mais pobres, aqueles que não podem ter acesso aos meios de saúde”.

O arcebispo ainda ressaltou o fato de a Santa Casa ter sido fundada no dia 6 de agosto, festa litúrgica da Transfiguração do Senhor. “Jesus se transfigurou, mostrou a vida que vence a morte para os três discípulos no alto da montanha, preparando o milagre da sua ressurreição. Isso tem tudo a ver com o trabalho em favor da saúde, é a vida que Deus quer para todos”, finalizou.

Segundo o presidente da instituição de saúde, Renato Villela Loures, ela é a segunda entidade mais antiga de Juiz de Fora, tendo sido criada três anos após a Câmara Municipal. “Nesses 165 anos ela vem exercendo, dentro da comunidade de Juiz de Fora, uma ação de prestação de serviços àqueles que mais necessitam, àqueles que a buscam principalmente nos momentos de maior fragilidade”. Dr. Renato ainda destacou a busca incessante pela qualidade. “Hoje a Santa Casa é uma empresa de grande porte no Brasil. Estamos em busca, inclusive, de uma qualidade internacional. Esperamos que até o ano de 2023 nós sejamos um hospital de referência no Brasil para praticamente todos os procedimentos, principalmente aqueles que nós temos vocações, que são os transplantes, cirurgia cardíaca e o atendimento materno-infantil”.

Até o domingo (11), a Santa Casa promove atividades em comemoração ao seu aniversário de fundação. Além da feira de artesanato e trabalhos manuais que funciona no jardim do hospital de 9h às 17h, até esta sexta-feira (9) a instituição realiza a Jornada Médica e Multiprofissional.

Confira a cobertura da Santa Missa feita pela WebTV “A Voz Católica”:

Veja Também