No ano de 2025 a Igreja no Brasil celebra a 44ª edição do mês vocacional, fazendo desta iniciativa um grande mutirão de animação vocacional nas comunidades espalhadas por todas as regiões do país. Este ano é marcado pelo jubileu ordinário, ou seja, a Igreja vive um Ano Santo, onde cada um é convidado a fazer um caminho de oração, penitência e de realização autêntica da vocação. O tema proposto pelo Papa Francisco é a esperança, virtude pela qual se fundamenta toda a vocação e consequentemente toda a missão, por isso o convite para que todos sejam no mundo sinais de esperança.
O tema e o lema deste mês vocacional interpelam a descobrir o amor de Deus e a ser homens e mulheres de esperança. A mensagem do Papa para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações é a fonte inspiradora para a temática proposta.
“Esse mês vocacional traz consigo algumas perguntas inquietantes: Quem sou eu? Quais qualidades possuo? Onde colocar em prática essas qualidades? Somente quando se responde a essas perguntas é que se descobre como se tornar “sinal e instrumento de amor, acolhimento, beleza e paz nos contextos onde vivemos”, afirma o padre Guilherme Maia Júnior, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Inscrições abertas para Encontro da Pastoral
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, aproveitando a ocasião, está sendo organizado o Encontro Arquidiocesano da Pastoral Vocacional. O evento visa formar agentes de pastoral no acompanhamento vocacional nas paróquias. “Por meio destes animadores vocacionais, queremos propor eventos e atividades, disponibilizar formações com o tema vocacional para criar uma cultura vocacional que perpasse a espiritualidade e a prática paroquial”, divulgou em mensagem.
 Este encontro acontecerá no dia 30 de agosto, a partir das 8h30, no Auditório da Cúria Metropolitana e será conduzido pelo Pe. Geraldo Maia, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Divinópolis, juntamente com seminaristas e religiosas.
Este encontro acontecerá no dia 30 de agosto, a partir das 8h30, no Auditório da Cúria Metropolitana e será conduzido pelo Pe. Geraldo Maia, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Divinópolis, juntamente com seminaristas e religiosas.
Todos os interessados em percorrer esse caminho de formação — especialmente os que atuam com jovens — são bem-vindos. A programação abordará o funcionamento do Serviço de Animação Vocacional em nível paroquial e arquidiocesano, seus objetivos, estrutura, público-alvo, atividades, entre outros temas.
As inscrições devem ser feitas, até o dia 26 de agosto, pelo seguinte link: clique aqui. O valor da taxa será R$ 50,00, para custear o almoço.
*Com informações de CNBB
 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 por
      por 