Mês vocacional tem início

*Cartaz do mês vocacional/Foto: Imagem de divulgação

O mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Este ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com o Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional, definiu como temática principal do mês vocacional: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).

Segundo o Assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Padre Guilherme Maia Junior, o tema foi aprovado na última reunião ampliada da Comissão, realizada em setembro do ano passado, e tem como base uma frase da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023.

“A Igreja como uma sinfonia vocacional” é o tema, onde cada um de nós que compõe a Igreja dá a sua nota, o seu tom para gerar essa grande harmonia que temos que ter no trabalho pastoral, olhando em cada lugar o desempenho da nossa vocação, a vocação para qual Deus nos chama. E o lema deste ano é “Pedi, pois, ao Senhor da Messe, que está no Evangelho de Mateus 9, versículo 38. A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional, é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe”, explica o padre.

Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tinha como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada.

Cada semana do mês é dedicada a alguma vocação específica:

1ª Semana: vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;

2º Semana: vocação para a vida em família (atenção especial aos pais);

3ª Semana: vocação para a vida consagrada: religiosos (as) e consagradados (as) seculares;

4ª Semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidades.

Clique (aqui) e baixe o cartaz do mês vocacional.

Arquidiocese de Juiz de Fora

A Missa de abertura do mês será na Catedral Metropolitana, às 10h, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora. Além das orações direcionadas às vocações, será recordado o convite a Jornada Eucarística Jovem (JEJ), cujo público algo é justamente aqueles que mais possuem dúvidas quantos ao chamado. Na ocasião, ocorrerá mais uma edição da “Feira Vocacional”

 O JEJ acontecerá no dia 25 de agosto, a partir das 8h,  no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate. Durante a Feira Vocacional, os participantes terão a oportunidade de explorar uma vasta Exposição de Materiais Vocacionais. Haverá a presença de diversas Congregações, Movimentos, Comunidades de Vida e Pastorais, oferecendo uma rica variedade de experiências e informações. Os stands vocacionais serão especialmente preparados para promover a interação e permitir que os jovens presentes possam discernir sua vocação de forma única e profunda.

Fonte: Site da CNBB

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também