Leão XIV fará a tradicional “bênção dos Bambinelli” no próximo Angelus

Seguindo uma tradição de mais de 50 anos, o Papa Leão XIV abençoará as pequenas imagens do Menino Jesus que farão parte do presépio de centenas de famílias e de paróquias de Roma. A bênção será neste domingo, 21, durante a oração do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro, quando devem estar presentes cerca de 1500 crianças. Geralmente, é realizada no terceiro domingo do Advento, mas este ano coincidiu com o calendário dos eventos jubilares.

A iniciativa está sendo organizada pelo Centro Oratori Romani (C.O.R.), uma associação pública de fiéis que trabalha para promover a pastoral dos oratórios em Roma. A comunidade, formada por educadores voluntários, acolhe crianças e adolescentes nas paróquias para uma experiência eclesial educativa, com um estilo de animação alegre do Evangelho, com fins para a integração entre a fé e a vida.

O grupo de cerca de 1500 crianças das paróquias de Roma, acompanhadas por familiares e catequistas, já está preparando tudo com cantos, animação e jogos que irão antecipar a oração do Angelus com o Papa. “Juntos queremos reconhecer no Menino Jesus o tesouro mais belo de nossa vida. Por ele, somos chamados a abrir espaço em nossas casas e em nossos corações”, encoraja o comunicado divulgado pelo C.O.R. A nota também especifica detalhes práticos para poder acessar o local com segurança. Basta seguir as orientações indicadas no site oficial: www.centrooratoriromani.org.

Sobre a tradição

A “Bênção dos Bambinelli” é uma tradição iniciada em 1969 com o Papa Paulo VI, que prosseguiu com os anos, testemunhando uma relação especial entre as crianças de Roma e seu pastor. A iniciativa aconteceu, inclusive, durante a pandemia, com o Papa Francisco.

Essa tradição se difundiu amplamente na Itália e também no exterior – como na América do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Inglaterra e Irlanda -, envolvendo centenas de comunidades e dioceses. Os bispos e os sacerdotes optaram por dedicar um domingo do Advento ao encontro das imagens do Menino Jesus e ao acolhimento das famílias, animadores e religiosos.

*Fonte: Canção Nova

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também