Juventude arquidiocesana se prepara para celebrar o Dia Nacional da Juventude: confira as programações

A Igreja no Brasil celebra anualmente em outubro, normalmente no quarto final de semana, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1985, o DNJ é um dos principais momentos de encontro, oração e reflexão das juventudes católicas em todo o país, promovendo o protagonismo e a espiritualidade dos jovens.

Segundo o Vigário Episcopal para a Juventude, Pe. Ivair Carolino, o DNJ tem como essência o fortalecimento da identidade e da missão juvenil na Igreja e na sociedade. “O objetivo é unir os diferentes grupos juvenis para celebrar a vida, a vida da juventude, dentro de um contexto de fé e cidadania, mostrando o lugar do jovem e o seu papel como protagonista de uma sociedade mais justa e fraterna, à luz da fé em Cristo Jesus. É um dia em que toda nossa Arquidiocese terá um olhar voltado para a juventude. Momento de motivarmos nossos jovens a uma maior participação como protagonistas da evangelização nos tempos atuais”, destaca.

O sacerdote também recorda o caráter jubilar deste ano, destacando dois exemplos de santidade juvenil: “São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati, dois jovens de tempos diferentes, mas da nossa era, que apontam o caminho para o céu, olhando principalmente o amor aos pobres. São exemplos atuais de que é possível sim um caminho de santidade para a nossa juventude”.

Unidos Pela Fé – Santos Dumont/MG

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, Grupo Jovem Unidos pela Fé, celebrará a data no Educandário Santa Teresinha, das 8h30 às 18h30. O encontro, inspirado pelo versículo “Já é hora de despertardes do sono” (Rm 13,11), será mais que um evento — será um despertar: “Como a aurora que rompe a noite, Deus nos chama a sair do sono e florescer para o novo que Ele semeia em nós. Será um dia de reencontro, alegria e renovação, um momento para deixar o que nos prende para trás e abraçar a vida nova que Deus quer realizar em cada um de nós”, expressa a comissão organizadora.

A programação contará com momentos de espiritualidade, animação e partilha, com a presença do Ministério de Música Unidos pela Fé, da pregadora Carla Souza e das relíquias de São Carlo Acutis e da Beata Isabel Cristina, exemplos de santidade e testemunho juvenil na Igreja.

A taxa de inscrição é de R$25 e inclui café da manhã e almoço, e deve ser realizada através de formulário eletrônico (clique aqui). O evento é destinado a jovens de 13 a 25 anos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (32) 98899-0075 (Lavinya) e (32) 99944-9708 (Priscila).

Programações forâneas

Embora a data oficial de celebração seja 19 de outubro, algumas foranias e paróquias arquidiocesanas realizarão o DNJ em dias diferentes, conforme suas realidades pastorais, a fim de favorecer a participação das comunidades locais.

Na Paróquia Sant’Ana, em Belmiro Braga (MG), os jovens são convidados a participar do 1º Rebanhão da Juventude, no dia 25 de outubro, a partir das 16h, promovendo comunhão e renovação espiritual entre os jovens da região.

Na Forania Bom Jesus, os jovens se reunirão também no dia 26 de outubro, no Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG), com o tema “Sou como Lázaro, ressuscitado”. As atividades terão início a partir das 8h, reunindo momentos de oração, formação e animação espiritual.

Já na Forania Nossa Senhora das Dores, o evento será realizado em Santa Rita de Ibitipoca (MG), no dia 26 de outubro, a partir das 7h. Com o tema “Um chamado de Esperança!”, a programação contará com Missa, pregação, dinâmicas, adoração, peregrinação e partilha. As atrações ficarão por conta da Banda Colo de Deus, o Acampamento Juvenil de Juiz de Fora e a Comunidade Resgate, prometendo uma tarde intensa de música, louvor e evangelização.

Convite à juventude

Padre Ivair ressalta, ainda, o desejo de que todas as expressões juvenis arquidiocesanas vivam intensamente essa data. “Desejo que todos os grupos e coordenações que trabalham com a juventude celebrem esse dia com alegria. Em nome de nosso Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, que tem um carinho especial pelos jovens, possamos viver esse momento dizendo a eles: ‘você é importante para a Igreja, o seu lugar está aqui’. Vamos juntos construir uma sociedade da fraternidade e do amor a Cristo, que se traduz no amor ao próximo”, expressa.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também