No sábado, 25 de outubro, o Santuário São Miguel e Almas, em Santos Dumont, acolheu o Jubileu do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) da Arquidiocese de Juiz de Fora. O encontro, que reuniu o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, diversos padres e agentes pastorais de todas as foranias, foi marcado por momentos de oração, reflexão, confraternização e pela celebração da Missa.
Inspirado pelo Ano Jubilar da Esperança, o evento teve como propósito renovar o compromisso pastoral e fortalecer os laços de comunhão entre as paróquias. Dom Gil destacou a importância da ocasião como expressão da caminhada missionária da Arquidiocese.
“Esta reunião ampliada funciona também como jubileu da esperança dos agentes pastorais da nossa Arquidiocese. Passamos esta manhã refletindo sobre o dever pastoral e a esperança que devemos ter no trabalho em cada paróquia e forania”, afirmou o Arcebispo.
A escolha do Santuário São Miguel e Almas para sediar o encontro também foi simbólica. “Escolhemos o Santuário de São Miguel por ser um dos santuários da nossa Arquidiocese e pela sua proximidade com Juiz de Fora. É também uma forma de levarmos esses encontros para outros espaços, fortalecendo o senso de unidade entre todos”, explicou Dom Gil.
O Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Gleydson Pimenta de Faria, expressou sua alegria em acolher o evento. “Nosso santuário se sente lisonjeado por receber esse momento tão importante na vida de nossa Arquidiocese. Desejamos que seja, de fato, um momento fecundo da graça de Deus, com a intercessão e a proteção de São Miguel, guardião da esperança”, destacou.
Durante o encontro, o Pe. Geraldo Dondici Vieira, Coordenador Sinodal da Ação Evangelizadora, recordou o caminho percorrido pelo Conselho desde sua criação após o segundo Sínodo Arquidiocesano. “Caminhamos nesses dois anos e fizemos avanços muito bonitos. Agradecemos a Deus por isso e a Dom Gil por sua condução firme e inspiradora”, disse.
Representando a Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora, Teresa Cristina ressaltou o espírito de comunhão que marcou o jubileu. “É um tempo de gratidão, oração e renovação do nosso compromisso de servir, como leigos e leigas, na construção da Igreja de Juiz de Fora”, afirmou.
Encerrando o encontro, a Celebração Eucarística reuniu os participantes em um clima de fé e esperança, refletindo o propósito maior deste ano jubilar: reavivar a confiança em Deus e a missão evangelizadora da Igreja.
por 