Nesta sexta-feira, 25 de julho, às 15h, a Igreja São Sebastião, localizada na Praça Hermenegildo Vilaça, no Centro de Juiz de Fora, acolherá a celebração da entrega da fita do Apostolado da Oração às Irmãs do Monastério Santa Maria Mãe de Deus, da Obra dos Pequenos Monges do Pater Noster.

A comunidade monástica é composta por religiosas que consagram suas vidas à adoração perpétua do Santíssimo Sacramento, rezando e trabalhando para implantar o projeto de Nossa Senhora do Santo Rosário. Sua missão é interceder a Deus, de forma ininterrupta, pela Santa Igreja e por todo o povo.
Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN, responsável pelo Monastério, explica que as monjas vivem um profundo vínculo espiritual com o Sagrado Coração de Jesus. “Esse laço tem origem no primeiro documento da Obra dos Pequenos Monges do Pater Noster, assinado por São João Paulo II em 27 de janeiro de 2003, que define a missão da comunidade como embalsamar, com o ‘aroma’ do amor fraterno, a chaga do Sagrado Coração de Jesus, ‘obstruída’ pelo ‘espinho’ da incredulidade Eucarística e da solidão presbiteral”.
O frade destacou outro importante aspecto da espiritualidade da comunidade. “Também há o compromisso de difundir e trabalhar pela causa de beatificação da Serva de Deus Lola, de Rio Pomba (MG), conhecida como a Apóstola do Sagrado Coração de Jesus”, pontuou.
Um carisma de cuidado com os sacerdotes
O carisma central da Obra dos Pequenos Monges do Pater Noster está voltado ao acolhimento dos sacerdotes que, por diferentes motivos — como doenças físicas, emocionais ou espirituais, solidão ou outras dificuldades — se veem afastados do exercício ativo do ministério. Inspiradas na máxima de São Francisco de Assis — “amar o clero sem limites e sem julgamentos” —, as monjas vivem um apostolado que busca reavivar, integrar e cuidar desses sacerdotes, sendo presença de misericórdia e fraternidade para aqueles que, muitas vezes, enfrentam o abandono após uma vida inteira de doação.
Sobre o Apostolado da Oração e o símbolo da fita
O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço do Papa e das necessidades da Igreja. Inspirado no amor ao Sagrado Coração de Jesus, o movimento convida os fiéis a viverem uma espiritualidade de oferta diária, unindo orações, sacrifícios e ações às intenções do coração de Cristo.
A fita vermelha, entregue aos membros do Apostolado, é um sinal visível desse compromisso espiritual. Usada geralmente sobre o ombro, a fita representa o amor e a reparação ao Coração de Jesus, além de marcar a consagração pessoal à missão da Igreja e à vivência da fé em comunhão com toda a comunidade orante.
*Com informações do Documento da Obra dos Pequenos Monges do Pater Noster (2003) e do site Apostolado da Oração Brasil
 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 por
      por 