Os Frades Menores Conventuais da Custódia Imaculada Conceição, com sede no Rio de Janeiro, celebram a primeira fase de seu XV Capítulo Custodial Ordinário entre os dias 13 e 17 de setembro. A Assembleia se reunirá no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont (MG), pertencente à outra Ordem Franciscana.
Um fato histórico é o encontro dessas duas famílias franciscanas de mesmo tronco, a Primeira Ordem, que desde 1517 são distintas e autônomas entre Frades Menores e Frades Menores Conventuais. Os primeiros, os Menores (OFM) da Província Santa Cruz, cedem o espaço e acolhem os Conventuais (OFMConv) da Custódia do Rio de Janeiro, ligados à Nova York (EUA). A celebração do Capítulo será marcada por esse encontro fraterno numa semana muita especial para o franciscanismo, dentro da qual está a festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, e a festa da impressão das chagas de São Francisco, no dia 17.
A primeira fase do Capítulo eletivo consiste na avaliação do quadriênio e na eleição do novo Custódio Provincial e seu Conselho Definitório. A segunda fase acontecerá no mesmo local, entre 28 de novembro e 2 de dezembro deste ano. Na ocasião, os frades aprovarão seu plano de ação quadrienal e acolherão as possíveis transferências entre os seis Conventos e as duas Casas filiais que compõem a Custódia Imaculada Conceição do Brasil.
Os Frades Menores Conventuais estão presentes há 19 anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, onde assumiram a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Monte Castelo e estabeleceram seu Convento, que leva o nome de São José de Copertino. Em 2015, os religiosos assumiram também a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário de Minas.
*Colaboração: Frei Carlos Roberto de O. Charles, OFMConv.