O domingo, 12 de outubro, foi muito festivo na Arquidiocese de Juiz de Fora com a celebração da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. No Bairro Linhares, a esperança inspirada por Maria foi o tema que os devotos refletiram para praticar no seu dia a dia.
A festa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi aberta com Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Ele reiterou a força da devoção à Virgem Maria. “A igreja é lotada de gente para celebrar a Virgem Mãe de Deus, aquela que Deus escolheu para ser a mãe de Salvador. Nos mistérios deu Eucaristia de Jesus Cristo, recordamos esse grande dom de Deus que foi a sua mãe escolhida para ser a mãe de Salvador e nossa mãe como Jesus nos deu no alto calvário. A devoção é muito importante no coração dos brasileiros e de todos nós. Recorda justamente a presença da mãe na história da salvação”.
As reflexões foram em torno do tema “Maria, mãe dos peregrinos, Rainha da Esperança”. O Pároco, Padre Willians Ferreira da Silva, CEM, destacou como Nossa Senhora é fonte de esperança para todas as pessoas. “Durante todos esses dias da novena [fomos] trabalhando a esperança de um grupo específico, então a esperança dos doentes, a esperança dos jovens, a esperança dos estudantes, a esperança das mulheres, todos os grupos que compõem a nossa Igreja de qual Maria é a rainha e a mãe da esperança”, explicou.
E neste ano jubilar, Padre Willians comenta que nos momentos bons e não tão bons da nossa caminhada, todos são convidados a se inspirar na força de Nossa Senhora para seguir em direção a Jesus. “A Virgem Maria é um ícone, ou seja, ela é uma janela aberta para uma outra realidade. A imagem em si é feita de barro, ela não tem valor. O valor da imagem da Nossa Senhora da Conceição que foi encontrada, no Rio Paraíba do Sul, é aquilo que ela representa de fé. Então, desde que ela foi encontrada, lá em Guaratinguetá, depois aparecida todo o Vale do Paraíba, São Paulo, Brasil, ela é sinal de esperança. Nós olhamos para imagem de Nossa Senhora, nós, como brasileiros, conseguimos nos enxergar nela e ver que, apesar das mazelas, das dores, pobreza, nós conseguimos triunfar. Nós conseguimos vencer através da Virgem Maria por sua intercessão. A nossa vitória é o Senhor Jesus Cristo, a nossa vitória é a ressurreição”.
Confira mais imagens deste momento em nossa galeria, clique aqui.
Fonte: Site da Rádio Catedral de Juiz de Fora