A festa em memória à Beata Isabel Cristina, Virgem e Mártir mineira, está ocorrendo na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), paróquia de onde a beata era natural, sempre às 19h.
Celebrada pela segunda vez desde a beatificação, ocorrida em 10 de dezembro de 2022, durante a festa ocorre Missa e a oração da novena na Capela da Beata Isabel Cristina, no centro de Barbacena (MG). Nesta quinta-feira (29), Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, preside a Eucaristia.
No dia 1º de setembro, dia festivo da Beata, acontecem seis missas ao longo do dia: às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 19h. Após a última celebração ocorre transladação da imagem da Beata do Santuário da Piedade para a Capela da Beata, que ficará aberta o dia todo para visitação.
Em Juiz de Fora, a homenagem ocorre na Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta. No próximo domingo, dia 1º, a padroeira dos universitários será celebrada com Santa Missa às 18h.
Conhecendo a Beata
Isabel Cristina Mrad Campos é natural de Barbacena. Em 1982, foi assassinada defendendo os valores da castidade, quando em 1º de setembro daquele ano um homem tentou violentá-la.
Em janeiro de 2001, foi instaurado na sua cidade natal o processo de beatificação da jovem, tendo sido encerrado em âmbito arquidiocesano em setembro de 2009.
A Igreja Católica, por meio do Papa Francisco, reconheceu as suas virtudes heroicas e seu martírio em outubro de 2020. Em 10 de dezembro de 2022, em cerimônia presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, foi proclamada beata.