Três milhões de pessoas são esperadas para os dez dias da maior festa dedicada ao Divino Pai Eterno no mundo, em Trindade, conhecida como a Capital da Fé de Goiás.
Logo na manhã desta sexta-feira (23), houve a alvorada festiva na Igreja Matriz, e os devotos seguiram na Procissão da Penitência para a missa das 6h, celebrada na Praça do Santuário Basílica.
A programação da Festa do Divino Pai Eterno contará com mais de 180 celebrações, incluindo missas, novenas, procissões, shows musicais, orações do terço e também vigílias e atendimento de confissão.
Padre Marco Aurélio Martins da Silva, C.Ss.R., reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, falou dos preparativos para a Novena e a grande festa.
“Graças ao Pai Eterno, tudo está pronto! A nossa cidade, a Igreja Matriz, o Santuário, os espaços celebrativos estão preparados para acolher bem o romeiro que virá a Trindade. É um tempo bonito demais e portanto, e nós redentoristas temos esta responsabilidade cada vez mais renovada e em comunhão com a Igreja de Goiânia para que cada irmão e irmã que vier até aqui possa sentir o amor do Pai Eterno e das pessoas, através da acolhida, do sorriso, da orientação pra que todos se sintam em casa!”.
Em parceria com a TV Pai Eterno, a TV Aparecida irá transmitir a Novena Solene, que começa nesta sexta-feira (23) e segue até o dia 1º de julho sempre às 19h30. A emissora de Nossa Senhora também mostra no domingo, 2 de julho, às 17h30 a Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Igreja Matriz até a praça do Santuário Basílica.
Um despertar para novas vocações
O tema “O Pai Eterno nos chama e envia” está em sintonia com o Ano Vocacional que nos ensina sobre a vocação como um dom de graça e de aliança.
O texto bíblico traz “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (Mc 3, 13-19) ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Cristo. Para a organização da festa, o objetivo é que a cada dia, o romeiro consiga compreender que foi chamado por Deus a desempenhar a missão de divulgar a pessoa de Jesus para mais pessoas.
Devoção a Deus Pai
Na antiga região do Barro Preto, hoje a cidade de Trindade (GO), no ano de 1840, o mineiro Constantino Xavier encontrou um medalhão de barro, de aproximadamente 8 centímetros, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Ele e sua esposa Ana Rosa de Oliveira contaram a familiares e vizinhos sobre o Medalhão e, então, todos passaram a se reunir na residência do casal para rezar o terço, especialmente durante os finais de semana. Assim, a devoção teve como primeiro santuário uma casa de família.
Em 1843, Constantino construiu a primeira capela, coberta com folhas de buriti, para acolher os devotos, visto que muitos milagres e sinais realizados pelo Pai Eterno começaram a acontecer através da devoção dos fiéis locais.
A partir de 1912, os devotos receberam o Santuário, e os Missionários Redentoristas começaram a exercer o zelo pastoral e apostólico com os devotos do Pai Eterno, paroquianos e romeiros. E todos os anos, a partir desta data, fiéis de todo o país visitam os pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e na Igreja Matriz de Trindade (Paróquia do Divino Pai Eterno).
Fonte: Portal A12
por 