A padroeira da América Latina é celebrada na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro. Nossa Senhora de Guadalupe é um título mariano bastante conhecido. Sua história tem início em 1531, quando a Virgem Maria apareceu ao indígena Juan Diego, no México, deixando sua imagem milagrosamente impressa no manto dele.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, duas comunidades são dedicadas a este título mariano. Elas se preparam para celebrar a Bem-aventurada Virgem de Guadalupe. No Bairro Guaruá, em Juiz de Fora, haverá um tríduo do dia 9 ao dia 11, com celebrações às 19h30 e a presença de padres convidados. No dia festivo, sexta-feira (12), acontecerão duas missas: às 15h, com consagração a Nossa Senhora, e às 19h30. Antes da última celebração, haverá uma carreata com saída da Paróquia Bom Pastor, às 19h. A igreja fica na Rua Guarará, 283 – Bairro Guaruá.
Em Santos Dumont (MG), a comunidade pertencente à Paróquia São Sebastião realizará festa entre os dias 10 e 12 de dezembro, com missas às 19h todos os dias. A capela fica na Rua Dr. Carlos Silva Fortes, 290 – Bairro Água Espraiada (Área Rural).