No final de junho, foi sancionada em Juiz de Fora a Lei nº 15.119/2025, oriunda de projeto apresentado pela vereadora Kátia Franco, que denomina duas Unidades Básicas de Saúde em homenagem a dois padres que deixaram um legado de fé, dedicação e serviço comunitário na cidade: Padre Theodoro Johanes Verbruggen e Padre Vicente Zacaron.
Com a nova legislação, a UBS localizada na Rua Dr. Leonel Jaguaribe, 178, no bairro Grajaú, passa a se chamar Unidade Básica de Saúde Padre Vicente Zacaron. Já a UBS da Rua Queluz, 72, no bairro Nossa Senhora das Graças, passa a se chamar Unidade Básica de Saúde Padre Theodoro Johanes Verbruggen.
Ambos os sacerdotes se dedicaram à Arquidiocese e deixaram marcas profundas na vida de muitos fiéis. Natural da Holanda, Padre Theodoro foi um exemplo de coragem e entrega desde a juventude. Atendeu ao chamado vocacional cruzando o oceano para servir no Brasil, onde dedicou toda a sua vida ao ministério religioso. Era o último sacerdote Crúzio de Juiz de Fora e, juntamente com outros Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz, ajudou a fundar, na cidade, as paróquias Divino Espírito Santo (Progresso), Nossa Senhora das Dores (Grama) e Santa Rita de Cássia (Bonfim), além da própria Paróquia Santa Cruz, da qual era vigário emérito quando faleceu, em 2016.
Padre Vicente Zacaron nasceu em Juiz de Fora, no dia 22 de setembro de 1940. Ordenado presbítero em 3 de março de 1968, esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, no bairro Grajaú, por 37 anos. Em 2017, aposentou-se por motivo de idade, passando a atuar como vigário paroquial em diversas paróquias da cidade. Desde então, serviu nas paróquias Santíssima Trindade, São José e Nossa Senhora Mãe de Deus. A partir de julho de 2022, passou a atuar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim.
Seu ministério influenciou a decisão de abraçar a vocação sacerdotal de padres como o Pe. Vitor César Zille Noronha, sacerdote do clero da Arquidiocese de Vitória. Criado no bairro Grajaú, mudou-se para Vila Velha aos 10 anos, mas nunca rompeu seus vínculos com a Igreja de Juiz de Fora. Além dele, o Arcebispo Metropolitano de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros Silva, também conviveu com Padre Zacaron desde os 12 anos de idade e o considerava uma grande referência para sua vida.
O reconhecimento prestado pelo Poder Legislativo Municipal à memória dos padres Theodoro Verbruggen e Vicente Zacaron é muito importante, pois a homenagem eterniza a contribuição desses dois grandes pastores para a fé e a história da cidade, e reforça os laços entre a Igreja e a comunidade juiz-forana.
*Com informações de Assessoria da Vereadora Katia Franco e da Prefeitura da cidade.
por 