Nos dias 2 e 3 de fevereiro, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo nomeado para Arquidiocese de Juiz de Fora, realizou uma visita informal à Juiz de Fora, com o objetivo de conhecer algumas dependências e ter um primeiro contato com o território arquidiocesano.
A visita foi acompanhada pelo Administrador Apostólico de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; pelo Chanceler de Juiz de Fora, Pe. Eder Luiz Pereira; pelo Chanceler da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Pe. Ueliton Neves; e pelo Pe. Carlos Arlindo.
Na segunda-feira (2), Dom Marco Aurélio teve seu primeiro encontro com o clero arquidiocesano, em um momento de apresentação e acolhida, além de uma visita à Cúria Metropolitana. Já na terça-feira (3), a programação incluiu passagens pela Paróquia São Mateus, Mosteiro Santa Cruz, Catedral Metropolitana, Seminário Santo Antônio, Igreja da Glória, Cemitério Redentorista e Arautos do Evangelho.
Como o bispo eleito não conhecia qualquer parte da arquidiocese, Dom Gil o convidou para apresentar alguns locais importantes de Juiz de Fora. Com muita alegria e satisfação, estiveram diversos locais. “Está sendo uma experiência muito importante para mim, tenho certeza que vai me ajudar… [Estive] Sempre bem acompanhado, bem acolhido por Dom Gil; isso é uma coisa muito positiva também, esse acolhimento, essa disponibilidade do atual arcebispo, passando, com toda a generosidade, os dados necessários para que possamos, em breve, começar nosso trabalho”.
A visita não teve caráter oficial, tratando-se apenas de um momento inicial de aproximação e conhecimento da realidade local, antes de sua posse canônica.



