Dom Gil participa de peregrinação episcopal em Roma e se encontra com o Papa Leão XIV

Dom Gil e Pe. Lucas com o Papa Leão XIV

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está em Roma participando da peregrinação dos bispos por ocasião do Jubileu Episcopal, que integra a programação do Ano Santo convocado pelo Papa Francisco. A iniciativa reúne pastores da Igreja de diversos países e contempla momentos de oração, reflexão e comunhão. Dom Gil também integra a comitiva de 7 bispos, 13 presbíteros e 26 leigos do Movimento Sacerdotal Mariano que realiza uma jornada espiritual pelos santuários italianos.

Na última terça-feira, 1º de julho, o Arcebispo teve a oportunidade de se encontrar pessoalmente com o Papa Leão XIV, acompanhado por sacerdotes brasileiros que estudam ou concluíram estudos na capital italiana: seu sobrinho, Pe. Lucas Moreira dos Reis, da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o Pe. Emerson de Assis Braz, da Arquidiocese de Juiz de Fora, e o Pe. Bruno Milioni, da Arquidiocese de Mariana (MG).

“O Papa é muito bom, muito simples e acolhedor. Escuta muito e dialoga com fraternidade. Deu-me a impressão de ser muito competente e muito santo, além de muito disposto a ajudar a Igreja a crescer em sua missão no mundo”, relatou Dom Gil. Segundo o Pastor Arquidiocesano, o Pontífice demonstrou particular interesse na formação de padres, diáconos e leigos, destacando a centralidade de Cristo e a espiritualidade como fundamentos de toda ação pastoral e social da Igreja.

Durante a audiência, o Arcebispo comunicou ao Papa que completará 75 anos em outubro e, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, renunciará ao governo arquidiocesano. “Fiz o pedido mais como forma simbólica e devocional pois, na verdade, vou encaminhar o pedido formal à Nunciatura, para os trâmites canônicos normais”, esclareceu Dom Gil.

Outro ponto tratado no encontro foram os processos de canonização relacionados à Arquidiocese de Juiz de Fora. Dom Gil solicitou atenção especial do Papa às causas em andamento e recebeu sua bênção para toda a Igreja particular juiz-forana.

De 29 de junho a 04 de julho, o Arcebispo participa de um retiro espiritual no Santuário do Amor Misericordioso de Jesus, em Collevalenza. Após a conclusão do mesmo, os peregrinos darão continuidade à sua jornada e visitarão locais significativos da espiritualidade beneditina, como Subiaco e Monte Cassino, ligados a São Bento e Santa Escolástica.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também