No último sábado, 10 de janeiro, o Arcebispo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, foi oficialmente empossado como Diretor Espiritual do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) na Arquidiocese.
A cerimônia marcou o início de um novo tempo de acompanhamento espiritual da entidade, que desenvolve um trabalho contínuo de atenção aos pobres e às famílias em situação de vulnerabilidade na cidade e região.
Ao assumir a missão, Dom Gil destacou a dimensão evangélica do serviço vicentino e sua ligação pessoal com a obra. “Agradeço muito a Deus essa oportunidade de servir ao pobre e servir a Deus. São Vicente dizia: quem dá aos pobres empresta a Deus. E o nosso Senhor disse: tudo que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que estará fazendo. De maneira que me sinto feliz também e tenho histórico de Sociedade de São Vicente Paulo na minha família: meu pai era confrade, minha mãe era consórcia e tantos outros na família têm presença na Sociedade de São Vicente”, contou.
O Arcebispo ressaltou que contará com o apoio do Pe. João Paulo Teixeira Dias, Pároco da Catedral Metropolitana, que também atuará junto à entidade. “Nós dois vamos procurar atender a essa Sociedade no que diz respeito à assistência espiritual, celebrações e acompanhamento”, completou.
O Presidente do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo, José Luiz de Castro, explicou que, embora a diretoria da entidade tenha sido empossada oficialmente em outubro, este momento foi especialmente dedicado à acolhida de Dom Gil como Assessor Espiritual.
Segundo o Presidente, a chegada de Dom Gil já traz frutos concretos para a caminhada da instituição. “Com essa proposta de Dom Gil, nós já vamos começar com um retiro espiritual em fevereiro. Esse retiro vem dar vigor aos nossos trabalhos e será a primeira oportunidade de recebermos as orientações de Dom Gil e do Padre João Paulo nessa área de espiritualidade”, pontuou.
José Luiz também destacou a importância da experiência pastoral do Arcebispo Administrador para o fortalecimento da missão vicentina: “É muito importante estar com Dom Gil, porque ele tem uma visão mais ampla das necessidades da Arquidiocese e dos trabalhos sociais. Isso vai somar forças com a Sociedade de São Vicente de Paulo, e acredito que esse novo tempo vai dar muito certo”.