Na manhã da última quarta-feira, 16 de outubro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, celebrou seus 25 anos de ordenação episcopal com uma Santa Missa em ação de graças no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A celebração contou com a presença de seminaristas e padres formadores, e, após a Missa, todos se reuniram para um momento de confraternização com um café festivo.

O Reitor do Seminário Maior, Padre Antônio Camilo de Paiva, destacou a importância desse momento, ressaltando o carinho e a proximidade que o Pastor Arquidiocesano sempre demonstrou pela comunidade formativa. “Os 25 anos de ordenação episcopal que ele quis celebrar aqui conosco mostram o carinho que Dom Gil tem com o seminário desde que assumiu a Arquidiocese. Ele nos remete aos apóstolos, a Cristo mesmo”, pontuou. Padre Camilo ainda reforçou que o papel do bispo vai além da administração, sendo uma presença viva de ensino e orientação. “Ele tem o múnus de ensinar, governar e corrigir. Sua presença é uma fonte de alegria e uma oportunidade de renovação da fé para todos nós”, expressou o Reitor.
Em entrevista, o Arcebispo expressou profunda gratidão por sua trajetória episcopal e pelas bênçãos recebidas ao longo dos anos. “É motivo de grande alegria agradecer ao Nosso Senhor tantas graças que Ele me concedeu, algumas que pedi e outras que nem imaginei pedir”, afirmou. Em um momento de recordação, mencionou as experiências vividas nas dioceses em que serviu. “Fui bispo auxiliar em São Paulo por cinco anos, depois passei por Jundiaí, onde também permaneci por cinco anos, e há 15 anos estou aqui, em Juiz de Fora. Cada comunidade, cada pessoa que encontrei ao longo desses anos foi um enriquecimento para o meu coração”, comentou.

Dom Gil aproveitou a ocasião para fazer uma reflexão sobre as dificuldades e falhas que surgem na caminhada, pedindo perdão por eventuais erros cometidos. “O caminho é sempre uma oportunidade de conversão. Peço perdão e agradeço as forças que Nosso Senhor concede para seguir adiante”, refletiu. Ele concluiu sua fala com uma entrega de seu ministério a Deus, reconhecendo que todo serviço também traz desafios e sacrifícios. “Ofereço os sacrifícios destes 25 anos, pois toda caminhada tem suas cruzes. Que eu possa continuar servindo enquanto Deus quiser, seja como bispo em atividade ou emérito”, expressou.
O ápice da celebração festiva de seu Jubileu de Prata será 19 de outubro. A Missa Solene de Ação de Graças acontecerá no sábado, na Catedral Metropolitana, às 9h. A ocasião será presidida pelo Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e contará com a presença de diversos bispos e todo o clero arquidiocesano reunido.