Dois brasileiros serão ordenados diáconos permanentes em Roma no Jubileu dos Diáconos

Foto: CNBB

No próximo domingo, 23 de fevereiro, a Basílica de São Pedro, em Roma, será o cenário de uma importante celebração para a Igreja Católica: a ordenação de diáconos permanentes, entre os quais se destacam dois brasileiros. Rogério Reis, da arquidiocese de Porto Alegre, e Luís Roberto, da arquidiocese de São Paulo, serão ordenados durante a celebração da Santa Missa presidida por dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, no contexto do Jubileu dos Diáconos de 2025.

O Jubileu dos Diáconos, que acontece em Roma, é uma oportunidade para a Igreja celebrar o ministério diaconal e refletir sobre o papel desses servidores na missão evangelizadora da Igreja. Diáconos de várias partes do mundo estarão reunidos para compartilhar experiências e fortalecer os laços de fraternidade.

Rogério Reis

Rogério Reis de Paiva tem dedicado um longo período ao amadurecimento de sua vocação para o diaconato, sendo motivado pelos padres e diáconos, além de contar com o grande apoio de sua esposa e de sua família na vivência paroquial.

Natural do Rio de Janeiro, Rogério mudou-se para o Rio Grande do Sul em 1992. É casado com Raquel Lucas Ferreira de Paiva, gaúcha de nascimento, e atualmente reside em Charqueadas (RS). Ele possui formação técnica em Gestão de TI (IGTI), Identificação Veicular e Documental (UBRA), além de ser Analista de Suporte e Gestor de TI.

Rogério é membro ativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, onde desempenha diversos papéis de serviço à comunidade. Ele é coordenador do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Ministro Extraordinário da Eucaristia e das Exéquias, além de coordenar o grupo “Família Mariana”.

Também atua como Agente do Iniciação à Vida Cristã (IVC), responsável pelo batismo e pelas Comunidades Eclesiais Missionárias. É cursilhista e membro da Pastoral Familiar, servo da RCC, integrante da Pascom e, atualmente, atua como referencial dos leigos na Pastoral Carcerária no Vicariato de Guaíba. No âmbito do Vicariato, coordena o projeto “Diretório para a Caridade”, em parceria com o Padre Neto, e também é responsável pela coordenação da Igreja Cristo Rei, em Charqueadas.

Sobre sua vocação, Rogério declara:

“Sou muito feliz em representar o meu país. É uma grande alegria para mim. Quero deixar um abraço, todo o meu carinho para o povo brasileiro, para minha comunidade e minha arquidiocese. Que Deus abençoe cada vez mais as vocações e que possamos ter mais diáconos na nossa Igreja, para que ela se torne cada vez mais unida nesta caminhada de fé.”

Luís Roberto

Luís Roberto, da arquidiocese de São Paulo, também estará presente na ordenação deste domingo. Com uma trajetória de vida marcada pelo serviço à Igreja e à comunidade, Luís Roberto se destaca por sua atuação em diversas frentes de trabalho pastoral.

Para ele, a ordenação como diácono permanente é a realização de um sonho, mas também um novo passo em sua caminhada de fé e serviço.

Jubileu dos Diáconos

O Jubileu dos Diáconos, no âmbito do Jubileu 2025, é um momento de comunhão e reflexão para todos os diáconos permanentes, que serão convidados a renovar seu compromisso com a missão da Igreja. Durante o evento, haverá momentos de catequese, partilha de experiências e peregrinação, como parte de um esforço para fortalecer a união dos diáconos e sua missão evangelizadora.

A celebração de domingo será marcada pela Santa Missa presidida por dom Rino Fisichella, que terá como um dos momentos centrais a ordenação de diáconos, como Rogério e Luís Roberto. A presença das famílias desses diáconos no evento em Roma também simboliza a importância do apoio familiar na caminhada vocacional.

O Jubileu também é uma oportunidade única para os diáconos permanentes refletirem sobre o significado de sua vocação e o impacto do serviço na vida da Igreja e das comunidades. Para Rogério Reis e Luís Roberto, a ordenação em Roma é um marco em suas vidas, um testemunho de fé e esperança que será levado de volta para suas dioceses, em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente.

*Fonte: CNBB

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também