A Arquidiocese de Juiz de Fora segue nos preparativos para a festa dos 100 anos da Diocese, a serem celebrados nos primeiros dias de fevereiro. Em razão desta data especial, já foram divulgados uma logo comemorativa e o novo brasão da Igreja juiz-forana, além da programação do tríduo preparatório e da grande solenidade do centenário, marcada para o dia 4.
A fim de organizar as festividades que se aproximam, também foi preparado um subsídio litúrgico. Intitulado “Celebrai”, o documento traz indicações acerca das celebrações de 1º a 3 de fevereiro, que acontecerão no âmbito das paróquias e foranias.
Propostas para a celebração do tríduo
Na abertura do tríduo, o destaque será para a Eucaristia, tema que terá trabalhado durante todo o ano. A sugestão é que haja exposição do Santíssimo Sacramento nas comunidades arquidiocesanas, além de uma Missa Votiva da Santíssima Eucaristia. Neste dia, também haverá, como forma de gesto concreto, a coleta de alimentos não-perecíveis ou outros itens em prol de instituições de caridade.
A sexta-feira, 2 de fevereiro, quando será celebrada a Festa da Apresentação do Senhor e recordada a devoção ao Sagrado Coração de Jesus – tradicional na primeira sexta-feira do mês -, terá forte caráter penitencial. Para este dia da misericórdia e do perdão, a proposta é que haja atendimento de confissões, além da tradicional “Celebração da Luz”, com a bênção das velas.
No dia 3 de fevereiro, será celebrada a conclusão do Ano Mariano na Arquidiocese de Juiz de Fora e, por isso, será ocasião de render homenagens a Maria Santíssima. A comissão de preparação para a festa do Centenário sugere às paróquias e foranias que organizem momentos de devoção mariana, como a recitação do Santo Terço. A nível arquidiocesano, este dia será marcado pela Ordenação Presbiteral de dois diáconos transitórios. A celebração será na Catedral Metropolitana, às 9h.
Clique aqui e baixe o subsídio litúrgico.
Dia da grande festa
No dia 4 de fevereiro, haverá uma única celebração, na Catedral de Juiz de Fora, às 16h, que reunirá todo o clero e representantes das 91 paróquias e 12 foranias da Arquidiocese. A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e também contará com a presença de bispos de todo o Brasil. Antes, às 14h, será realizada uma tarde de louvor, protagonizada pelo Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino.