Neste domingo, 23 de julho, celebra-se o Terceiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que este ano tem como tema “«De geração em geração, a sua misericórdia»” (Lc 1, 50). Em Roma, o cerne da celebração será a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco às 10h, na Basílica de São Pedro.
Mais de seis mil pessoas participarão da missa, entre os quais muitos idosos oriundos de toda a Itália: avós acompanhados pelos netos e famílias, idosos convidados de casas de repouso e residências de saúde, bem como muitas pessoas idosas envolvidos na vida paroquial, diocesana e associativa.
No final da celebração, cinco idosos – representando os cinco continentes – entregarão simbolicamente a Cruz do Peregrino da JMJ a cinco jovens que partem para Lisboa, significando a transmissão da fé de geração em geração. O gesto de envio pretende representar também o compromisso que os idosos e avós assumiram, a convite do Santo Padre, de rezar pelos jovens que partem e acompanhá-los com a sua bênção.
A Diocese de Roma entregará a todos os participantes da celebração em São Pedro a oração pelo Terceiro Dia Mundial e a mensagem do Papa Francisco aos avós e aos idosos.
Iniciativa da JMJ
O Comitê Organizador Local da JMJ de Lisboa associou-se ao convite do Papa Francisco, lançando duas iniciativas: o site “Queridos Avós”, para promover uma rede de oração de avós e pessoas idosas para acompanhar os jovens que partem para Lisboa, e um desafio nas redes sociais que convida todos os jovens a visitar os avós antes da jornada e a tirarem uma fotografia ou a gravarem um vídeo com eles.
por 