Devotos de Nossa Senhora realizam peregrinação de 35km até Santuário da Água Santa

Peregrinos "Grupo da Água Santa"/Foto: Arquivo pessoal -Cedida por Bernadete, esposa de Sebastião

Há cerca de oito anos, o Sr. Sebastião de Assis tomou a iniciativa de reunir um grupo de amigos para uma peregrinação: sair de seu bairro, Vale dos Peões (área rural próximo ao Linhares), em direção ao Santuário da Água Santa, na cidade de Bicas, para assim demostrar sua fé e devoção à Nossa Senhora. Por uma rota alternativa, os peregrinos caminham cerca de 35km por estradas de terra.

Neste sábado, dia 27 de setembro, cerca de 20 pessoas de diferentes idades realizam esta caminhada. Eles sairão às 4h do bar e Mercearia do Vale, com chegada prevista para às 13h. No local eles rezarão o terço, depois lancharão e retornarão em uma van, que os acompanha para garantir a segurança e bem-estar de todos.

Camisa do grupo

“Eu comecei essa caminhada meio por acaso… A gente sempre ia lá de moto, de carro, e um dia eu resolvi falar com os amigos e a gente acabou fazendo essa caminhada, essa peregrinação. E o pessoal, primeiro ano que fez, gostou, aí todo ano, no mês de setembro a gente faz”, explicou Sebastião que participa de outras peregrinações como motociatas para o Santuário Nacional de Aparecida.

O Santuário Ecológico da Água Santa faz parte da história da cidade de Bicas. Em 1860, quando escravos enfermos eram levados para longe das senzalas para que não contaminassem os demais, um grupo deles foi curado neste local. Assim o lugar tornou-se reconhecido como fonte de cura e surgiram ali muitas peregrinações de fé como a idealizada por Sebastião e muitas outras. Uma delas, de iniciativa da Paróquia São José, de Bicas, é a Festa dos Romeiros da Água Santa, realizada no mês de agosto.

*Com informações de Governo de Minas Gerais

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também