Na manhã do último sábado, 26 de outubro, aconteceu a segunda Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) de 2024. O encontro, realizado na Catedral Metropolitana, contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, além de padres, lideranças leigas e membros da Comissão Sinodal.
Entre os temas centrais discutidos estiveram a atualização do Diretório Litúrgico e os preparativos para o III Congresso Eucarístico Arquidiocesano, que acontecerá em novembro. Em entrevista, o Arcebispo enfatizou a importância dessas pautas para a vida pastoral da Igreja local. “A reforma do Diretório Litúrgico é necessária, considerando as orientações da Santa Sé, da CNBB e o novo Missal. Estamos trabalhando nisso desde o início do ano, e dedicamos uma parte da manhã para avançar nesse processo. Também estamos nos preparando para um evento marcante na nossa história: o terceiro Congresso Eucarístico, que será realizado em novembro”, pontuou.
O Padre Leonardo Pinheiro, Coordenador da Comissão de Revisão do Diretório Sacramental, abordou tanto as atualizações no Diretório Litúrgico quanto os sacramentos da iniciação à vida cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Esses sacramentos foram foco de reflexão ao longo do encontro.
Após a apresentação das pautas, os participantes foram divididos em grupos para partilhar experiências, utilizando o método “diálogo no espírito”. Cristina Pires, da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora, explicou o conceito e sua importância. “A conversa no espírito é um exercício sinodal e evangélico, que nos ensina a acolher e ouvir o outro, refletindo a comunhão proposta pelo Papa Francisco no Sínodo. Esse método exige uma conversão pessoal e nos permite construir juntos o caminho da Igreja”, explicou.
O Secretário da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora, Padre João Carlos Ventura de Oliveira também ressaltou a importância desse método. “O diálogo no espírito nos permite ouvir o que o Espírito Santo tem a dizer sobre a nossa ação pastoral, à semelhança do que ocorre no Sínodo dos Bispos em Roma. É fundamental unir nossas lideranças para, juntos, discernirmos os rumos da Igreja e fortalecermos a caminhada pastoral”, afirmou.
Apoiados nesta metodologia, os grupos refletiram e partilharam sobre a questão central: “Quais as luzes e desafios, referentes aos sacramentos de iniciação à vida cristã, que constatamos nas comunidades?”. Ao final da dinâmica, alguns grupos apresentaram as reflexões sobre a ação pastoral na Arquidiocese.
O encerramento do encontro ficou a cargo do Padre João Paulo Teixeira, Pároco da Catedral, que apresentou os informes gerais e trouxe atualizações sobre o III Congresso Eucarístico Arquidiocesano. “Estamos nos preparando para este momento especial, que acontecerá de 17 a 24 de novembro. Toda a arquidiocese está envolvida nesse evento que é essencial para nós, pois a Eucaristia é o centro da nossa vida cristã”, destacou.
Confira mais registros da reunião clicando aqui.
por 