Comissão para Tutela de Menores planeja ações para 2025 e 2026

Foto: CNBB

A Comissão Especial para a Tutela de Menores e Adultos Vulneráveis da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrou na terça-feira, 16, na sede da Conferência em Brasília (DF), com o objetivo de planejar as ações de 2025 e 2026.

O novo Presidente da Comissão, o Bispo da Diocese de Cristalândia (TO), Dom Wellington de Queiroz Oliveira, conduziu a reunião da Comissão.

De acordo com o Bispo, a Comissão tem a função de apoiar os bispos em suas dioceses e a Igreja no Brasil com formação, apresentação dos caminhos de prevenção diante do tema de proteção de menores e adultos vulneráveis e também com orientação sobre o que fazer.

O Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoerpes, fez uma memória do caminho percorrido pela Comissão, passos dados até então e levantou também os desafios para a sua atuação.

O novo presidente da Comissão destacou que o grupo está preparando um texto orientativo e de suporte às dioceses a ser apresentando, primeiro, para a aprovação do Conselho Permanente da CNBB e posteriormente para todos os bispos do Brasil na 62ª Assembleia da CNBB em 2026.

Dom Wellington destacou ainda que a Comissão deu passos concretos na preparação do 3º Encontro Latino-Americano e Caribenho, a ser realizado em setembro de 2026, com os responsáveis na prevenção de abusos na América Latina. A Comissão da CNBB e a comissão do Celam farão um planejamento conjunto desta ação.

Atuais membros da Comissão

Bispos

  • Dom Wellington de Queiroz Oliveira – Presidente da Comissão – Bispo da diocese de Cristalândia (TO));
  • Dom José Negri – Bispo da Diocese de Santo Amaro (SP);
  • Dom Denilson Geraldo – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF);
  • Dom Paulo Andreolli – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA).

Assessores

  • Padre Adriano Broleze – Presbítero da Arquidiocese de Campinas (SP);
  • Irmã Maria de Fátima Moraes – Religiosa da Congregação Apóstolos do Coração de Jesus Arquidiocese de Brasília (DF);
  • Gabriel Reis Carvalho – Advogado Especialista em Assistência Social do Governo do Distrito Federal e leigo da arquidiocese de Brasília (DF).

*Fonte: CNBB

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também