Na última quinta-feira, 19 de junho, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebrou a Solenidade de Corpus Christi com fervor e unidade. Na cidade-sede, o destaque foi a celebração conjunta das paróquias que compõem a Forania Santo Antônio, reunidas na Paróquia Bom Pastor. A Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, teve início às 16h e foi seguida por uma procissão luminosa até a Catedral Metropolitana, culminando com a bênção solene do Santíssimo Sacramento.
O Pároco da Paróquia Bom Pastor e Vigário Forâneo da Forania Santo Antônio, Pe. Gil Condé da Silva, destacou a importância desta celebração. “Pelas mãos do sacerdote, o pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue de Cristo. Como disse Jesus: ‘todas as vezes que fizerdes isto em minha memória, estarei presente’. É a presença viva de Jesus em nosso meio”, refletiu.
A procissão percorreu a Avenida Rio Branco, principal via da cidade, com paradas para bênçãos eucarísticas na Santa Casa de Misericórdia, no Santuário Eucarístico Arquidiocesano Cenáculo São João Evangelista e na própria Catedral Metropolitana. Neste ano, a celebração também assumiu um caráter solidário: cada fiel foi convidado a levar um pacote de biscoitos, destinados às casas assistidas pelas pastorais sociais da Arquidiocese.
O Arcebispo pontuou que esta é uma festa profundamente eucarística e um convite a refletir sobre a presença real de Jesus em nosso meio. “A Eucaristia é alimento de vida eterna, mas também é escola de partilha, de comunhão com os irmãos e de compromisso com os mais necessitados. É Jesus que se faz pão para saciar não só a alma, mas também para inspirar gestos concretos de amor”, ressaltou.
Para o Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro homônimo, Pe. Robert César Teixeira, a Solenidade é também um momento de vivência comunitária. “Mais do que celebrar o Corpo e Sangue de Cristo, celebramos a comunhão, a alegria de sermos o Corpo Místico de Cristo. A Eucaristia é o alimento que fortalece nossa alma e nos une ao redor da Mesa do Senhor, onde há espaço para todos”, destacou.
A ocasião foi vivida de forma intensa também pelos ministros e fiéis. Eric Oliveira Quintela, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística na Catedral, afirmou: “A Eucaristia é o centro da nossa vida cristã. Servir neste dia é um privilégio. Lembrei muito do Evangelho da multiplicação dos pães. Jesus continua se multiplicando para alcançar todos”.
Juliana Rossignoli, Médica e Paroquiana do Bom Pastor, expressou a emoção de participar presencialmente. “Depois de tantos anos celebrando essa data em plantão na Santa Casa, hoje posso viver esse momento com minha família. Trago meu filho, que está na Catequese, para aprender desde cedo a importância da Eucaristia. Caminhar com Jesus pelas ruas é uma bênção”, partilhou.
Da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim, Eliana Carla participou mais uma vez da procissão. “É gratificante. Para mim, é bênção, é paz, é união do povo, é fé. Enquanto eu estiver com saúde, quero celebrar essa data”, disse.
A Solenidade de Corpus Christi, celebrada sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, é um dos momentos mais significativos da liturgia católica.
Clique aqui para conferir mais alguns registros da celebração.
*Com a supervisão de Brenda Melo
por 