Catequese: Papa destaca vínculo entre Sagrada Escritura e Tradição

Foto: VaticanVA

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 28, o Papa Leão XIV prosseguiu com o ciclo de catequeses sobre a constituição dogmática Dei Verbum, um dos documentos do Concílio Vaticano II. Diante dos fiéis reunidos na Sala Paulo VI, o Pontífice refletiu sobre a relação entre a Sagrada Escritura e a Tradição.

A sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.
– Dei Verbum, n. 9

O Santo Padre mencionou duas passagens do Evangelho: na primeira, Jesus aparece aos discípulos no Cenáculo; na segunda, surge na Galileia e lhes diz para fazerem discípulos todos os povos. Em ambas, fica evidente a íntima ligação entre a palavra proferida por Cristo e a sua difusão ao longo dos séculos.

“A Tradição Eclesial percorre o caminho da história através da Igreja, que conserva, interpreta e encarna a Palavra de Deus”, destacou Leão XIV. Ele recordou que o Concílio Vaticano II afirma que a tradição apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo e a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite às gerações futuras, tudo o que ela é e acredita (DV 8).

Guardar o depósito da fé

Citando São Gregório Magno – “a Sagrada Escritura cresce com aqueles que a leem” – e Santo Agostinho – “o discurso de Deus que se desenvolve em todas as Escrituras é um só e um só é o Verbo que Se faz ouvir na boca de todos os escritores sagrados” –, o Pontífice expressou que a Palavra de Deus não é “fossilizada”, mas uma realidade viva e orgânica, que cresce na Tradição e é compreendida por ela graças à ação do Espírito Santo.

Leão XIV recordou que São Paulo Apóstolo exorta repetidamente Timóteo a “guardar o depósito da fé”. A Dei Verbum ecoa este apelo ao afirmar que a Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da Palavra de Deus, confiado à Igreja e interpretado pelo seu magistério vivo, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus (DV 10).

“O ‘depósito’ da Palavra de Deus está ainda hoje nas mãos da Igreja, e todos nós, nos diversos ministérios eclesiais, devemos continuar a guardá-lo na sua integridade, como uma estrela-guia para a nossa jornada através da complexidade da história e da existência”, concluiu o Santo Padre.

*Fonte: Canção Nova

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também