Capela da Imbel é reinaugurada com Missa e bênção presididas por Dom Gil

Abertura da porta com o báculo

A Capela Nossa Senhora das Graças, localizada na Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), em Juiz de Fora, foi reinaugurada na última quarta-feira, 28 de janeiro, após um amplo processo de restauração. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora, que realizou a bênção do altar, do ambão e do sacrário.

Antes da Eucaristia, Dom Gil foi homenageado pela contribuição para a retomada da capela, ao lado da Deputada Federal Ana Pimentel, responsável pela destinação dos recursos que viabilizaram a obra, e a professora Vera Lúcia Reis Zambelli, Diretora da Escola Estadual Francisco Faria.

Patrimônio histórico e espiritual

Erguida em meio ao vigor industrial da antiga Fábrica de Estojos Espoletas de Artilharia (FEEA), hoje Fábrica de Juiz de Fora (FJF), a Capela da Imbel é um ícone da arquitetura e da espiritualidade da comunidade local. Consagrada em 18 de maio de 1958 por Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, ela permaneceu por décadas como o coração devocional de gerações de trabalhadores.

Após o fechamento ocorrido em 2013, devido ao desgaste pelo tempo, agravado pelos danos estruturais sofridos em 2016, o espaço passou por um criterioso processo de recuperação, que devolveu à Capela o esplendor de seus elementos fundamentais. Foram restauradas as 26 telas que compõem seu acervo, com destaque para a pintura Jesus Crucificado (1958), do artista Américo Rodrigues. O restauro revelou ainda a pintura original da nave em três tonalidades de verde, resgatando a identidade cromática da fundação do templo.

A obra incluiu também a recuperação do altar-mor, portas, mesas, bancos e placas originais; a substituição do telhado, janelas e lustres de cristal; a limpeza e o retorno das peças sacras, das imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora das Graças, além da revitalização do Batistério e da Torre Sineira.

“Cristo é a nossa casa”

Em sua homilia, Dom Gil refletiu sobre o sentido teológico da igreja enquanto “casa de Deus”, a partir da leitura bíblica sobre o rei Davi. Segundo o arcebispo, mais do que edifícios, a verdadeira morada de Deus é o próprio Cristo e o povo que Nele habita. “Entrar numa igreja é, na verdade, entrar em Deus. Quando rezamos, quando ouvimos a Palavra, quando participamos dos sacramentos, nós estamos habitando no Senhor. Cristo é a nossa casa, é a Palavra encarnada, é a luz que nos guia”, destacou.

O Arcebispo também ressaltou o valor do altar como centro da vida cristã. “O altar da Palavra e o altar do sacrifício nos recordam que Jesus não é apenas uma figura do passado, mas está presente hoje. Cada Missa é sinal do amor de Cristo, que se entrega por nós”, afirmou.

Prof. Vera Lúcia, Deputada Ana Pimentel, Coronel Perazzini e Dom Gil

A Deputada Federal Ana Pimentel ressaltou a importância da obra para a comunidade. “É muito bom quando a gente retorna e vê que o nosso trabalho está fazendo um benefício para toda a comunidade. A Igreja está linda, a restauração foi muito bem-feita e vai ser importantíssima para quem frequenta este espaço”, afirmou. Ela destacou ainda sua motivação pessoal: “Sou católica e acredito que, através da política, também podemos contribuir com a Igreja e com a religiosidade do povo brasileiro”.

O Coronel da Reserva Renato Mitrano Perazzini destacou o significado simbólico da reinauguração dentro da Imbel. “É uma grata satisfação ver a presença de Deus novamente aqui dentro da indústria de material bélico. A reintegração da imagem de Nossa Senhora das Graças marca o retorno espiritual deste espaço para a comunidade”, disse.

Já o Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Benfica, Pe. Jorge Luis Duarte, recordou que a capela permaneceu fechada por mais de 15 anos. “A comunidade aguardava ansiosa por este dia, porque este lugar sempre foi muito vivo, com celebrações, batizados e casamentos. Agora, vemos o sagrado sendo reerguido novamente”, afirmou.

Clique aqui para conferir os registros da celebração.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também