Concertos natalinos, principalmente realizados por corais, são uma tradição de muitos séculos, trazida ao país por influência europeia. Na Igreja eles têm um alcance mais profundo, pois além de encantar, são instrumentos de evangelização. Todos os anos, no Tempo do Advento, diversas paróquias procuram realizar uma programação especial.
Nesta semana algumas apresentações acontecem em igrejas de Juiz de Fora e também em Santos Dumont (MG). Em todas elas, a entrada será gratuita.
Nesta quarta-feira (13), o Coral Inclusivo da Pastoral do Surdo da Arquidiocese se apresentará, a partir das 17h30, nas escadarias da Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, no centro da cidade.
Na Igreja de São Sebastião, no Centro, haverá duas Cantatas de Natal. A primeira será nesta quinta-feira (14), às 20h, quando Coral Mater Verbi do Colégio UniAcademia se apresentará. Já na segunda, no domingo (17), às 19h45, será a vez do Coral Municipal.
No sábado, dia 16 de dezembro, a Paróquia Santa Cruz, localizada no bairro Bandeirantes, realiza uma Cantata Encenada, a partir das 19h.
Em Santos Dumont (MG), três espetáculos acontecem no dia 17 de dezembro. Na Paróquia São Joaquim e Santa Ana, a apresentação será após a Santa Missa das 18h. Na Paróquia Nossa Senhora da Glória será às 19h, onde aqueles que irão prestigiar o concerto são convidados a contribuir com a campanha de arrecadação de brinquedos e chocolates para crianças carentes. Já no Santuário São Miguel, às 20h, será a vez do Coral São Miguel encantar os presentes.
União dos principais corais da cidade de JF
Sucesso de público do ano passado, os corais Pró-Música, São Mateus, Cesama, e o Coral Arquidiocesano Benedictus, além da Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, se reúnem novamente para duas noites de performance. Primeiro no dia 20 de dezembro, às 19h30, na Catedral Metropolitana e, no dia 21, na Igreja São Mateus, no mesmo horário.
São mais de 200 envolvidos na iniciativa, que foi realizada pela primeira vez no natal passado. Com um repertório variado, a expectativa é que o encontro dos principais corais da cidade novamente emocione muitas pessoas.
por 