A preparação para o Natal tradicionalmente conta com ajuda da arte, principalmente com a música, através dos Concertos de Natal. Diversas paróquias e entidades de diversos seguimentos realizam apresentações neste tempo. Na Arquidiocese teremos atividades espalhadas pelos próximos dias.
Nesta quarta-feira (10) acontecem duas apresentações. A Comunidade Resgate realiza o “Natal de Clara”, um musical de natal, hoje a partir das 19h30, no Colégio Resgate. A escola fica na Rua Costa Carvalho, 76 – Bairro Costa Carvalho.
Neste mesmo dia (10), a Quase-Paróquia São Geraldo, no bairro Filgueiras, promove uma cantata apresentada pelas crianças na paróquia. O espetáculo será logo após a Santa Missa das 19h. A Matriz fica na Rua Monsenhor Ferrer, 198 – Bairro Filgueiras.
No dia 13 de dezembro, a Paróquia Santa Teresinha também realiza uma cantata. Será após a Missa das 18h na Matriz. A Matriz está localizada na Av. Rui Barbosa, 1001 – Bairro Santa Terezinha.
No próximo domingo, 14 de dezembro, a Orquestra Jovem Matiense realiza um Concerto de Natal na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Barbosa, logo após a missa das 18h. Com um repertório especial preparado para a ocasião, a apresentação promete emocionar o público com clássicos. A Matriz fica na Praça Manoel de Castro, 78 – Centro.
Na quinta-feira antes do natal, dia 18, será a vez de Humaitá. Em parceria com Escola Municipal Coronel Emílio Esteves dos Reis, as crianças da comunidade se apresentam às 18h30 na Matriz da Quase-Paróquia Santa Maria Eterna. Rua Prudente de Oliveira Sobrinho, s/nº – Humaitá.
A Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Juiz de Fora, também sedia a cantata de Natal. Será no dia 19, às 20h, o coral da igreja, chamado de Coral Musicare, se apresenta com o Coral Luterano. A Igreja Matriz está localizada na Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória.
Já a tradicional cantata da Paróquia Santa Cruz, do bairro Bandeirantes, será no dia 20 de dezembro, às 20h, na Capela Santa Filomena. A igreja fica na Rua Aladir Soares Silva, 135 – Quinta das Avenidas.
Todas as atividades são abertas ao público em geral. Como afirmou recentemente o papa Leão XIV, as melodias como um “dom divino acessível a todos”. Elas, afirma ele, não atordoam, mas transmitem emoções “aos mais profundos sentimentos da alma”, elevando-a acima de “nossos problemas”. Tais eventos são momentos de fé, cultura e celebração.