Na última quarta-feira, 30 de julho, a Arquidiocese de Fortaleza (CE) e os Franciscanos Capuchinhos se despediram de Dom frei Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, que faleceu aos 96 anos por razão de uma parada cardiorrespiratória.
A nota oficial da Arquidiocese de Fortaleza e da Ordem dos Frades Capuchinhos lamentaram a perda deste bispo que foi dedicado no anúncio do Evangelho e no cuidado aos mais humildes. Em solidariedade, a província de São Francisco das Chagas, do Ceará e do Piauí, a qual ele fez parte, celebraram missas em sufrágio da sua alma.
Nas redes sociais da Arquidiocese e da Província, foi feito o comunicado com grande pesar e gratidão:
“Na luz serena de uma vida plenamente ofertada a Deus, Dom Frei Adalberto Paulo da Silva, OFMCap, completou sua peregrinação terrestre com a dignidade de um pastor fiel, humilde e profundamente enraizado na espiritualidade franciscana.”
O velório de Dom Adalberto foi realizado a partir das 17h da quarta-feira, na Capela dos Estigmas, no Convento Sagrado Coração de Jesus, Cúria Provincial, em Fortaleza. A Missa Exequial ocorreu na quinta-feira (31), às 15h, seguida do sepultamento no Santuário Sagrado Coração de Jesus.
Biografia de Dom Adalberto
O bispo auxiliar emérito era natural do Maranhão, do distrito de Sambaíba, em Loreto. Nascido em 25 de janeiro de 1929, foi o segundo de uma família de quatro filhos. O seu desejo de entrar para a Ordem dos Capuchinhos surgiu quando se mudou, com sua família, para Carolina (MA).
Dom Adalberto, tinha outro nome de batismo: Abílio Paulo. Ele ingressou no Seminário em 1944 e foi ordenado sacerdote em 1956 na matriz de Carolina. Além disso, iniciou sua trajetória como professor e assistente no Seminário Seráfico de Messejana, tendo desempenhado diversas funções na Ordem dos Capuchinhos.
Em 1975, foi nomeado bispo da Diocese de Viana (MA), onde exerceu intenso trabalho pastoral por 20 anos, com destaque para a catequese e a formação do clero. Ordenou 23 padres e fundou a Casa de Formação da diocese em Belém (PA).
Em 1995, foi nomeado bispo-auxiliar de Fortaleza. Tornou-se Emérito em 2005 e viveu seus últimos anos no Convento dos Capuchinhos em Fortaleza, sendo presença fraterna, lúcida e bem-humorada.
Fonte: Portal A12
 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 por
      por 