Teve início na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro, a Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (CONSER), que reúne (arce)bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos presbíteros, leigos e líderes das pastorais, organismos e movimentos das 28 (arqui)dioceses de Minas Gerais. O encontro, que acontece no Instituto de Integração Pessoal – Casa Mãe Acolhedora – ADI, em Belo Horizonte, se estende até a manhã desta quinta-feira, 28. O evento busca fortalecer a missão evangelizadora e pastoral da Igreja, promovendo a unidade e o compromisso com as demandas atuais.
Na abertura, o Presidente do Regional Leste 2, Dom José Carlos de Souza Campos, acolheu os participantes e apresentou a programação da semana. À noite, os arcebispos e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, participaram de uma reunião online.
Temas de reflexão e formação
Entre os assuntos abordados na Assembleia, destacam-se temas de grande relevância para a Igreja e a sociedade. O Sínodo sobre a Sinodalidade, evento que busca fortalecer a escuta, a comunhão e a missão da Igreja, será aprofundado com a assessoria do Padre Miguel Martins Filho e de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
O Ano Jubilar 2025, que será marcado pelo tema “Peregrinos da Esperança”, contará com a orientação de Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, e a Inteligência Artificial, um tópico emergente que desafia a Igreja a pensar sobre ética e tecnologia, será abordada por Dom Edson José Oriolo dos Santos.
*Fonte: CNBB Leste 2
por 