Arquidiocese de Juiz de Fora abre Campanha da Fraternidade 2025 com celebração e coletiva de imprensa

Coletiva de imprensa para lançamento da CF2025
Missa de Quarta-feira de Cinzas / Foto: Pascom da Catedral Metropolitana

Na última quarta-feira, 5 de março, a Igreja celebrou a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma e, no Brasil, também a abertura da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025). Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a solenidade de abertura ocorreu durante a Celebração Eucarística das 19h, realizada na Catedral Metropolitana e presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), trazendo para a reflexão a responsabilidade do ser humano com a criação divina e a necessidade de uma conversão ecológica.

Coletiva de imprensa e reflexões sobre a campanha

Antecedendo a abertura oficial, na última quinta-feira, 27 de fevereiro, foi realizada uma coletiva de imprensa para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025. O encontro contou com a presença do Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira e do Vigário Episcopal para a Comunicação, Padre Antônio Camilo de Paiva, que abordaram a importância do tema e sua relação com a vivência cristã.

Em sua fala, Dom Gil destacou que a Quaresma é um tempo de conversão não apenas individual, mas também social. Segundo o Pastor Arquidiocesano, a Campanha da Fraternidade busca chamar atenção para questões que envolvem a sociedade como um todo e que requerem transformação. Neste ano, o foco está no respeito à obra criadora de Deus e na necessidade de um compromisso coletivo com a preservação do meio ambiente.

“A Campanha da Fraternidade quer mostrar, em primeiro lugar, que a natureza vem de Deus, que tudo o que há foi criado por Ele e que nós fomos chamados a proteger essa criação. Precisamos refletir sobre a conversão que falta em nosso meio, tanto entre cristãos quanto entre aqueles que nem são cristãos, pois a natureza é dom de Deus para todos”, afirmou.

Padre Antônio Camilo de Paiva na coletiva de imprensa para lançamento da CF2025

Padre Camilo complementou ressaltando que, ao longo dos 61 anos da Campanha da Fraternidade, o tema ambiental já foi abordado em oito edições. Contudo, a CF 2025 traz um diferencial ao enfatizar a necessidade de um compromisso global diante das ameaças ambientais. Ele recordou ainda a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que reforça a ideia de que a Criação é a “casa comum” de toda a humanidade.

“Não existe um planeta reserva. Estamos em um decênio decisivo, em uma encruzilhada. Precisamos mudar, nos converter ou provocar o colapso planetário. O momento é agora”, alertou o Vigário Episcopal, destacando a importância de modelos sustentáveis de desenvolvimento e de uma economia que respeite a ecologia integral.

Sobre a Campanha da Fraternidade 2025

Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente durante a Quaresma e tem o objetivo de incentivar a reflexão e a ação solidária da Igreja e da sociedade em relação a temas sociais, inspirados pelos valores evangélicos.

O conceito de “Ecologia Integral” está presente nos ensinamentos da Igreja e na Laudato Si’, onde o Papa Francisco defende uma abordagem que não se limita apenas à proteção ambiental, mas também abrange aspectos econômicos, sociais e culturais. A proposta da campanha é fomentar a reflexão e incentivar práticas que promovam o cuidado com a casa comum, buscando um mundo mais justo e sustentável para as futuras gerações.

Ao longo da Quaresma, diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora promoverão encontros, momentos de espiritualidade e ações concretas voltadas para a conscientização e mobilização em favor da ecologia integral. O convite é para que todos, como fiéis e cidadãos, assumam o compromisso de preservar e respeitar a criação, fortalecendo o chamado à conversão e ao compromisso com a justiça socioambiental.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também