No espírito de renovação e graça que marca o Ano Jubilar de 2025, a Fazenda da Esperança de Bom Jardim de Minas (MG) recebeu, no último dia 9 de novembro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, para a celebração da tradicional Missa da Esperança, realizada na Capela Santo Egídio. O encontro reuniu internos, voluntários, membros da comunidade e representantes do clero, em um momento de fé, reflexão e fortalecimento da missão de recuperação de dependentes químicos.
Durante a celebração, Dom Gil destacou o significado especial da capela dedicada a Santo Egídio, conhecido também como São Gil, santo que dedicou sua vida à proteção e ao cuidado dos jovens. O Arcebispo explicou que escolheu colocar a Fazenda sob a intercessão do santo não por coincidência com seu próprio nome, mas pela inspiração de sua história e entrega. “Essa fazenda eu quis dedicar a Santo Egídio, que é o mesmo São Gil, não por causa do meu nome, seria uma bobagem, mas por causa desse santo que doou a vida, com todo sacrifício, para a proteção da juventude”, afirmou.
Ele acrescentou ainda que, sendo Santo Egídio pouco conhecido no Brasil, desejou torná-lo mais presente na vida dos que buscam ali sua libertação: “Quis oferecer a ele essa fazenda para que interceda junto de Deus por todos que vierem aqui para se recuperarem, para se libertarem do domínio das drogas”, destacou.
A celebração coincidiu com o dia dedicado à Consagração da Basílica de São João de Latrão, primeira igreja oficial da história do cristianismo. O Pastor Arquidiocesano ressaltou a oportunidade de refletir sobre o valor espiritual dos templos e sobre o chamado para que cada fiel seja “pedra viva” na Igreja.
“Somos membros do corpo místico de Cristo. Seu corpo é também a Igreja, como nos ensinou o Evangelho de hoje”, recordou o arcebispo. Ele ainda expressou alegria pelo crescimento da Fazenda e pelo testemunho de transformação de tantos jovens e adultos: “Fico muito feliz de ver o desenvolvimento dessa fazenda e tantos que estão sendo recuperados por esta obra do Frei Hans e do Nelson, aqui na nossa arquidiocese”, refletiu.
Representando o clero da Arquidiocese, o Padre José Maria Vieira Novaes também dirigiu palavras de ânimo e esperança aos recuperandos, às famílias e aos voluntários.
“Celebrar a Festa da Esperança aqui, no dia em que a Igreja recorda a Basílica de Latrão, é uma grande alegria. Rezem por cada um que está se recuperando e por tantas famílias que buscam a cura e a libertação de seus entes queridos”, pediu o sacerdote.
Para o Coordenador da Fazenda da Esperança de Bom Jardim de Minas, Claunir Facchinetto, a presença do Arcebispo reforça o compromisso e a motivação das equipes que atuam no local. “A vinda dos padres e do bispo é muito importante para a comunidade e para os meninos da fazenda. Ela nos impulsiona a permanecer firmes nessa vida de voluntariado”, afirmou.
*Com informações da WebTV A Voz Católica
por 