Arcebispo e formadores do Seminário avaliam primeiro semestre de 2023

Na tarde dessa terça-feira (27), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, reuniu-se com os padres que compõem a equipe de formação do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O encontro, que acontece mensalmente, foi o último do primeiro semestre de 2023 e, por isso, teve um caráter de avaliação da caminhada dos futuros padres de nossa Igreja Particular.

“Essa é uma reunião que tem um sentido especial, porque é a última do semestre. Então, nós fazemos uma revisão e olhamos os aspectos positivos e negativos, verificamos o andamento de cada seminarista, preparando o segundo semestre”, contou o pastor arquidiocesano, lembrando que a formação inclui os aspectos espiritual, humanitário, pastoral, comunitário e intelectual.

Na oportunidade, também foi realizado o escrutínio para a ordenação presbiteral do Diácono Jadai Leandro Anastácio Alves e iniciada a preparação visando à ordenação diaconal dos seminaristas Gabriel Arcanjo Ferreira Júnior e Paulo Cesar Rodrigues. “O momento do escrutínio é uma audição da opinião das pessoas que conhecem o candidato nos lugares onde vive e trabalha, para que possamos ter uma informação bem clara, correta, a respeito do andamento espiritual, formativo a da disposição para a vida sacerdotal”, explicou Dom Gil.

Por fim, o Arcebispo apontou a importância da figura do formador junto aos seminaristas. “A formação não se faz apenas com aulas; ela se faz também com acompanhamento pessoal e com o exemplo da vida dos formadores. E tudo é regido ainda pelo reitor, que coordena o trabalho, com o auxílio de um ecônomo.” Os formadores vivem nas comunidades do Seminário, que são o Propedêutico, a Filosofia e a Teologia.

O semestre letivo no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio será encerrado nesta sexta-feira (30), às 11h, com Missa presidida por Dom Gil.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também