Animação, alegria, vocação e amor pela Eucaristia marcam a JEJ na Arquidiocese de Juiz de Fora

No último domingo, 25 de agosto, o Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, em Chácara (MG), foi o cenário de um evento marcante para a Arquidiocese de Juiz de Fora: a Jornada Eucarística da Juventude. A celebração, organizada pelo Setor da Juventude Arquidiocesano, reuniu milhares jovens de diversas paróquias para um dia repleto de louvor, pregação, partilhas, e momentos de profunda espiritualidade.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância do evento como uma oportunidade para aprofundar a vivência eucarística dos jovens. “Estamos celebrando o fim do mês de agosto, o mês vocacional, e também o 21º Domingo do Tempo Comum, quando o Evangelho nos fala da Eucaristia. É fundamental que os jovens compreendam a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e despertem essa consciência eucarística, depois de um aprofundamento do conhecimento da doutrina a respeito da presença real e dos efeitos da Eucaristia”, afirmou Dom Gil. Ele ressaltou o papel da feira vocacional, que permitiu a interação dos participantes com diversas congregações e comunidades, oferecendo uma visão mais ampla sobre o chamado vocacional.

A pregação do evento foi conduzida pelo Padre Wanderson Paulo da Silva Pereira, Assessor Eclesiástico da Juventude do Regional Leste 2. Com o tema “Fazei de nós um só corpo e um só Espírito”, o sacerdote enfatizou a importância de viver buscando a santidade. “Fazer da nossa vida uma vida eucarística, uma vida que é céu nessa terra, como nos ensina Santa Teresinha, de forma muito original, como nos diz o Beato Carlo Acutis, lutando com a Beata Isabel Cristina e procurando, como diz Santa Gema, a vontade de Deus acima de tudo. Isso é ser eucarístico, isso é fazer de nós um só corpo, um só espírito. Unidos à Igreja, nós podemos responder o que a Igreja espera de nós, nós podemos elevar os corações à mesma experiência de comunhão, de oblação, de entrega. Isso que eu gostaria de dizer para eles: não passar nesse mundo passando, mas deixar uma marca, uma marca de céu, de filhos que pela eucaristia, pelos sacramentos, vivem a alegria de ser de Deus”, refletiu Padre Wanderson.

Ana Carolina Almeida dos Reis, jovem da Paróquia Santa Rita de Cássia e membro do Acampamento Juvenil, destacou a importância da Eucaristia para os jovens, afirmando que “é o centro da nossa fé e o que nos distingue das outras religiões”. Para ela, eventos como este são cruciais para fortalecer a espiritualidade jovem e promover uma maior integração comunitária. Para Valenttina Salzer, jovem da Paróquia Santa Teresinha, além da animação, o evento é um despertar na caminhada espiritual. “Eu conheci muitas pessoas que vieram só por ser o Ano Eucarístico, para se aproximar mais de Deus mesmo”, comentou.

Para encerrar o evento, o Santíssimo Sacramento foi exposto em meio aos jovens para o momento de adoração. A intenção era mostrar a necessidade de viver em comunhão, ao redor de Jesus. “Ali não tinha nome de grupo jovem, mas era toda a juventude unida num único propósito, servir a Deus e ser sinal de Deus para tantos outros jovens que precisam ser alcançados”, pontuou o Assessor da Juventude, Padre Robert Teixeira.

O sacerdote relembrou a convocação realizada pelo Arcebispo, há um ano atrás, para esta Jornada Eucarística e contou que as expectativas foram superadas. “Valeu a pena, a gente não tinha dimensão do tamanho que ia se tornar, mas Deus é muito fiel naquilo que Ele faz. A alegria dos jovens compensa o cansaço, todo o esforço, vale muito a pena ser de Deus! Concluindo esse encontro, o medo e a ansiedade por um encontro com essa proporção de pessoas, a nossa preocupação em acolher bem, se transforma em alegria e sentimento de muita gratidão por tudo que Deus realizou e o que ainda vai fazer como fruto desse encontro de hoje”, concluiu.

Confira aqui mais fotos da Jornada Eucarística da Juventude.

Instituição dos Ministérios de Leitorato e Acolitato

O ponto alto da Jornada foi o encerramento da manhã, com a Santa Missa. Durante a Celebração Eucarística, houve um momento especial com a instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito para dois seminaristas, Leonardo José e Miron Messias, do Seminário Arquidiocesano de Santo Antônio.

“Foi um momento festivo para nós, para o nosso Seminário Arquidiocesano de Santo Antônio, pois estamos aqui, celebrando e partilhando as nossas vidas com os jovens. Por isso, a escolha dessa data, por nosso serviço, para que possamos dar testemunho da nossa juventude, da nossa entrega, doação inteiramente a Deus”, destacou Leonardo.

Miron também demonstrou sua gratidão por este passo dado. “Louvamos ao Deus da vida por este momento, pelo nosso chamado e pelo nosso serviço mediante Aquele que nos conduz. Agradecemos ao Arcebispo pela confiança de nos instituir ministros e ao Seminário Santo Antônio que nos conduz nessa missão e nos fortalece e ampara nessa grande caminhada”, expressou.

Esta etapa antecede a ordenação diaconal transitória, esta última ainda não tem data prevista, mas será divulgada em breve.

Confira aqui mais fotos da Santa Missa com o rito de Instituição do Leitorato e Acolitato.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também