“A missão exige desapego”: Pe. Renato Alves Rodrigues assume Paróquia Nossa Senhora da Cabeça

Entrega dos objetos litúrgicos

Dando continuidade às transferências anunciadas pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o mês de julho começou com novas posses de párocos. No último domingo, 6 de julho, às 8h, a Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no bairro São Dimas, acolheu seu novo pastor: o Padre Renato Alves Rodrigues.

A cerimônia teve início com o rito de posse, conduzido pelo Vigário Episcopal para a Comunicação, Padre Antônio Camilo de Paiva, e foi seguida pela Missa, presidida pelo novo pároco. Além da comunidade local, o momento contou com a presença de membros do clero, autoridades civis e representantes da Capelania Militar.

Pe. Renato assumiu o ofício com gratidão e espírito de serviço. Em sua fala, destacou que chega à comunidade com humildade, simplicidade e disposição para caminhar junto ao povo. “Chego aqui acolhido com muito carinho, com uma participação muito boa do nosso povo. Nosso trabalho deve ser, como nos pede o Evangelho, um serviço. Coloco meu coração aberto para acolher a todos que passarem por esta paróquia, bem como pelas comunidades de Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo”, afirmou o sacerdote, mencionando as duas comunidades que compõem a paróquia.

Ele também agradeceu pela missão anterior, à frente do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, e desejou um ministério frutuoso ao novo pároco daquela comunidade, Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha.

Pe. Camilo recordou o sentido da missão do sacerdote e expressou as expectativas para este novo tempo. “O padre é o pastor, e o pastor é aquele que provê tudo para a saúde espiritual dos fiéis. Esperamos que o Padre Renato, com seus 21 anos de ministério e uma experiência já comprovada, possa conduzir esse povo a lugares mais altos da espiritualidade”, pontuou.

Seu Diretor Espiritual, Padre Nelson Augusto de Oliveira, também esteve presente e lembrou que cada missão é traçada por Deus e deve ser vivida com fidelidade. “Deus traça missões diversas para cada um de nós. O importante é que cada um, dentro de sua vocação, procure viver o que Deus quer. Sem Ele, nada podemos fazer; com Ele, tudo é possível. Que o Pe. Renato continue sendo testemunho vivo do Evangelho aqui nesta paróquia”, declarou.

Vocação, envio e missão

Na homilia, o novo pároco refletiu sobre o envio, a missão e a vocação — temas presentes nas leituras do 14º Domingo do Tempo Comum. Recordando o Evangelho proclamado (Lc 10,1-12.17-20), em que Jesus envia os 72 discípulos, Pe. Renato destacou o chamado à disponibilidade e ao serviço como fundamentos do ministério presbiteral. “O Evangelho nos mostra que a Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Hoje, esta posse é expressão desse pedido de Jesus. A missão é sempre um chamado que exige desapego, como nos ensina a espiritualidade franciscana. Onde o Senhor nos envia, ali devemos estar”, disse.

Ele também mencionou a vocação como dom gratuito de Deus: “Ainda que não tenhamos méritos, é graça e obra do Espírito Santo. Colocamos nossos dons e carismas a serviço da missão, que exige disponibilidade e entrega”.

Ao interpretar a Primeira Leitura, o sacerdote sublinhou a figura do profeta como aquele que consola os corações feridos. “A missão do enviado é consolar os corações cansados e reacender neles a chama da esperança. Esse tempo novo, que se inicia hoje nesta paróquia, é um tempo de esperança”, refletiu.

Na Segunda Leitura, da Carta aos Gálatas, destacou a centralidade da cruz na vida do apóstolo Paulo, apontando-a como referência para todos os que são chamados a anunciar o Evangelho. “A cruz de Cristo deve estar no centro da nossa missão. É dela que vem nossa salvação, e é nela que aprendemos a fazer da nossa vida um dom de amor”, ressaltou.

Concluindo sua homilia, Pe. Renato reafirmou o chamado à missionariedade: “A Igreja, nascida de Jesus, é por natureza missionária. O Papa Francisco nos chama a sermos uma Igreja em saída. Também aqui, nesta paróquia e em suas comunidades, devemos ser anunciadores do Reino e da salvação. A vitória não é nossa, mas do Reino de Deus”.

Caminho de fé e comunhão

Ao final da celebração, a comunidade paroquial demonstrou seu carinho e acolhida ao novo pastor. “Seja muito feliz nessa missão e conte com o povo para realizar qualquer desejo que está em seu coração para nossa paróquia”, expressaram os paroquianos.

No mesmo dia, aconteceram outras duas posses de párocos na Arquidiocese: às 9h, o Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha assumiu como pároco a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bairu, em Juiz de Fora. Já às 10h, foi a vez do Padre Luiz Eduardo Ávila tomar posse como pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Guarará (MG).

Clique aqui para conferir os registros da celebração.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também